top of page
Foto do escritorVanessa Matos

A “Fantasia” movimenta a indústria criativa


No Brasil, existe uma grande comunidade de escritores que se empenham para participar das antologias organizadas pela Matos Editora. As antologias consistem em livros que reúnem contos de diferentes escritores seguindo o tema proposto previamente no edital. Após receber os contos e divulgar os resultados dos textos selecionados, o livro é organizado com as fotos dos autores, assim como a biografia dos mesmos e publicado tanto em formato e-book quanto em formato físico, permitindo a impressão sob demanda.


Desde o mês de fevereiro, a editora lançou quase dez antologias, as quais são relacionadas aos temas de fantasia, suspense e terror, como vampiros, zumbis, lobisomens, bruxas entre outros, os quais ganharam grande repercussão trazendo autores de diversas regiões do Brasil que se mostraram interessados em participar, além de trazerem consigo uma grande legião de fãs a fim de apreciarem seus trabalhos.


· Antologia “Presas Rubras” (fig. 1)

Foi a primeira a ser lançada pela editora com tema de vampiros, e a mesma conseguiu reunir mais de 30 contos escritos por 29 autores.


Figura 1 – Capa da antologia Presas Rubras





· Antologia “Um Verão Amaldiçoado” (fig. 2)

Foi a segunda antologia lançada, a qual propõe temas referentes aos acontecimentos gerados por criaturas sobrenaturais, no qual a editora recebeu mais de 20 contos escritos por 19 autores.


Figura 2 – Capa da antologia Um Verão Amaldiçoado





· Antologia “Na Morada dos Mortos” (fig. 3)

Essa também trouxe muitos escritores, reunindo 26 contos que se tratam sobre acontecimentos sobrenatural ao redor ou no interior de cemitérios.


Figura 3 – Capa da antologia Na Morada dos Mortos




· Antologia “Fome Maldita” (fig. 4)

Projetada para receber mais contos voltados para zumbis e lobisomens, mas acabou trazendo também autores fãs de vampiros, mostrando sua criatividade em estórias inusitadas, totalizando 26 contos de 21 autores.


Figura 4 – Capa da antologia Fome Maldita




· Antologia “Magias, Vassouras e Feitiços” (fig. 5)

Esse edital recebeu 17 contos de bruxas, os quais foram trazidos por 14 autores que residem em diversas regiões do Brasil.


Figura 5 – Capa da antologia Magias, Vassouras e Feitiços






Além das antologias citadas, existe o edital da “Além da Inocência”, que se trata de contos referentes à possessão de brinquedos e bonecas. Entretanto, o mesmo ainda se encontra aberto, podendo receber mais contos. Portanto, ainda não é possível contabilizar o total de textos recebidos.


Produções cinematográficas baseadas em livros

As produções cinematográficas que são baseadas em livros ganham ainda mais visibilidade, devido à soma de públicos que as salas de cinema angariam após o tempo de lançamento do livro, visto que os amantes de leitura se unem com o público que se identifica melhor com o recurso audiovisual.

Para tanto, foi feita uma pesquisa básica dos filmes, baseados em livros, de fantasia que mais foram aclamados pelo público brasileiro e internacional, nos últimos anos, considerando a idade e o sexo dessas pessoas que são os espectadores.


Gêneros mais aclamados pelos adolescentes e adultos brasileiros

· Livros brasileiros de fantasia que ganharam adaptações:

Segundo Correa (2021), no site Esqueletos no Armário, dentre os 100 melhores filmes brasileiros de fantasia, horror e ficção cientifica estão “À meia noite levarei sua alma”, de José Mojica Marins; que ficou em primeiro lugar; “Esta noite encarnarei no teu cadáver”, também de José Mojica Marins e que ficou em segundo lugar como os filmes de mais sucesso;O anjo da noite (1974), Walter Hugo Khouri, entre muitos outros.

Livros internacionais de fantasia que ganharam adaptações: Coraline, de Neil Gaiman; Harry Potter, de J. K. Rowling; Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, entre outros.


Livros de terror brasileiro que ganharam/vão ganhar adaptações:

Uma mulher no escuro, de Raphael Montes

O diário de um exorcista, de Luciano Milici e Renato Siqueira


Sugestões sobre programas sobre livros e filmes nacionais

Devido à falta de conhecimento do público brasileiro a respeito de livros existentes de diversos gêneros, bem como de alguns filmes, torna-se interessante a ideia de apresentar um programa semanal em estúdio com a finalidade de mostrar os bons livros, os quais muitos ainda não conhecem, de modo a agregar mais leitores e, consequentemente, um público maior caso esse livro ganhe uma adaptação.


Somando à tal funcionalidade, torna-se necessário mostrar as curiosidades das visíveis diferenças entre o que se lê nos livros e o que se vê nas adaptações, como os motivos que causam dificuldade ao produzir capítulos que possuam muitos efeitos especiais, visto que esses necessitam de um orçamento maior, o qual ainda é precário no Brasil. Dessa forma, quando se apresentam algumas dessas realidades que ocorrem nos estúdios é possível fazer com que o público passe a ter um pensamento diferenciado, reduzindo a quantidade de críticas às produções e produtoras.



Exemplos de livros publicados, ou em fase de publicação, pela Matos Editora:

· Vandred, o caçador de vampiros, de Giovani Belmonte > terror

· Quando o destino faz o amor acontecer, de Silmar Kolcenti > Romance

· O Segredo de Lara, de Amanda Kraft > Suspense

· A Profecia de Drácula: como tudo começou (Livro 1), de Vanessa Matos > Suspense

· A Livraria Encantada, de Vanessa Matos > Fantasia e romance

· Desejos Urgentes: Conto “Brigadeiro”, de Ricardo Stefoni > Terror

Desse modo, é possível perceber que existem autores no Brasil que escrevem diversos gêneros, cada um possuindo o seu público e com a qualidade digna de ganhar uma adaptação, seja de um curta, como no caso de um conto, ou de um longa como no caso de um livro.


Enfim...

O que se pode observar diante desse quantitativo de contos e de autores em diferentes temas de antologias é que existe um público expressivo que gosta de participar desses editais cujos temas são de fantasia, suspense e terror.


Quanto aos filmes nacionais adaptados de livros, ainda não foi possível encontrar uma quantidade expressiva, indicando que seja necessário aumentar a produtividade brasileira dos filmes baseados em livros, visto que existem muitos autores que escrevem estórias incríveis, as quais têm chance de serem campeãs de bilheterias, entretanto, suas estórias precisam ser lidas.



Referências Bibliográficas


CORREA, YURI CESAR LIMA. Os 100 melhores filmes brasileiros de Fantasia, Horror e Ficção Científica, segundo a ABRACCINE. 2021. Disponível em: https://www.esqueletosnoarmario.com/post/os-100-melhores-filmes-brasileiros-de-fantasia-horror-e-fic%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-segundo-a-abraccine. Acesso em: 02 de julho de 2022.


Por Vanessa Matos (CEO da Matos Editora), para Criativos!

 

Música


Ed Vamp, o Vampiro do Sul!



 

Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas,

para gerir direitos autorais e licenciar músicas, em parceria com grandes players mundiais.

Conheça mais de 3 mil músicas certificadas.


Veja como participar aqui.


 

Gauchos na Música!



0 comentário

Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page