top of page

Ainda Estou Aqui. Reflexões de um artista.

Foto do escritor: Edgar DuvivierEdgar Duvivier



Uma das razões pela qual eu estou vivo escrevendo hoje, tocando, fazendo esculturas, convivendo com meus filhos, amor e amigos, é que vim de uma família alienada e avessa a encarar a realidade sórdida que nos cercava nos anos 70.


Lá em casa não se falava nisso, vivia-se como se pessoas não desaparecessem, como se aqueles horrores fossem exagero ou só acontecessem para alguns arruaceiros idealistas que não deveriam ter se metido em política.


Eu era bem jovem e cresci sem sentir muito de perto os perigos da ditadura. Foi só mais tarde, que vendo e ouvindo daqui e dali, me dei conta de que eu cresci num pais paralelo, numa « a vida é bela », história inventada para acalmar as crianças, embotar os jovens, enganar o povo e roubar o direito e a liberdade das pessoas.


Era uma sociedade inteira dominada, que preferia cobrir os fatos com uma manta de silêncio, indiferença, negação e egoísmo, típico dessa direita católica (Deus, família e propriedade) que só se importa com o bem estar do próprio umbigo. Ainda sob impacto do filme @aindaestouaqui de Walter Salles, ex colega meu de colégio, quase parente, em cuja casa, nos anos 70 eu ia brincar, eu hoje, constrangido e meio que envergonhado de ter vivido assim tão alienado, fico ainda assim feliz de ver o poder da arte que cria, recria e não nos deixa esquecer o que não pode ser esquecido.


Tive a oportunidade de fazer e instalar um busto de #rubenspaiva em 2014, bem na frente do quartel do Doi Codi, na Tijuca, onde o deputado foi torturado e assassinado depois de ter sido arrancado de sua casa.


Enquanto eu instalava a estátua houve bate-boca entre pessoas que apoiavam a homenagem e outras incrivelmente covardes e más, que vociferavam que ele teve o que mereceu. Fazer aquele busto assim como o de #stuartangel me dá um certo conforto.


Não estive na luta com eles, não fiz nada pra melhorar a situação do país. Hoje eu humildemente faço estátuas, o Walter fez um filme lindo (tirado do lindo livro do @marcelorubenspaiva ) e espero de todo coração que todo mundo assista.


Todo mundo tem que ver e sentir na pele até onde pode chegar a covardia e a maldade humana. Só assim poderemos construir uma sociedade melhor.

 

 


A Cultura e a Economia Criativa são fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza, ao integrar inovação, responsabilidade social e geração de renda. Através de expressões artísticas e tecnológicas, como música, cinema e design, é possível conscientizar o público sobre questões ambientais e fomentar soluções criativas para os desafios globais.


A Cedro Rosa Digital tem contribuído diretamente para esse cenário por meio do portal CRIATIVOS! (www.criativos.blog.br), que reúne centenas de colaboradores de alto nível, como artistas, intelectuais e profissionais de diversas áreas. O portal promove discussões sobre cultura, ciência, economia criativa e sustentabilidade, ampliando o debate sobre o impacto positivo da arte na sociedade.




Além disso, a Cedro Rosa Digital está à frente com a plataforma CERTIFICA SOM, que certifica obras e gravações musicais de artistas de todo o mundo, garantindo que compositores e produtores recebam seus direitos autorais de forma justa. Esse sistema inovador utiliza tecnologias como blockchain e inteligência artificial, desenvolvidas em parceria com instituições de ponta, como a EMBRAPII, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) — referência em patentes no Brasil —, o Parque Tecnológico da Paraíba e o SEBRAE. Essas parcerias oferecem suporte técnico e infraestrutura, permitindo que a Cedro Rosa forneça uma solução robusta e confiável para o mercado musical global.


A plataforma permite que qualquer pessoa colabore diretamente com a economia criativa ao comprar ou licenciar músicas para uso em publicidade, filmes, jogos e outros projetos a preços acessíveis. Isso fortalece a cadeia produtiva da cultura independente, garantindo que os criadores sejam remunerados de forma justa. Além disso, os usuários podem ouvir um vasto catálogo musical gratuitamente através do portal da Cedro Rosa Digital (www.cedrorosamusica.online), promovendo o consumo consciente de cultura e incentivando a diversidade musical.


Com esses esforços, a Cedro Rosa Digital se consolida como uma plataforma que impulsiona a economia criativa, fortalece a diversidade cultural e promove práticas sustentáveis no setor artístico.


Links úteis:

      

 


 

0 comentário

Comentarios


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page