ATARI – Uma breve história de ascensão e queda (PARTE 1)
Gustavo Prado, especial para CRIATIVOS!
Na década de 70, mais precisamente em 1972, jovens Nerds que trabalhavam no Vale do Silício declinaram de seus empregos e começaram a maior revolução no que diz respeito ao setor de entretenimento e lazer.
Um mercado que nas próximas décadas faturaria bilhões de dólares por ano e desbancaria até a indústria de Hollywood. Estou me referindo nada mais nada menos que a indústria dos jogos eletrônicos.
Em 1972, um jovem e visionário engenheiro elétrico americano de 28 anos, chamado Nolan Bushnell, desembolsou uma bagatela de 500 dólares para se tornar um dos percussores dessa revolução. Com ajuda de seu sócio, Ted Dabney, juntos fundaram a Syzygy, mais tarde se chamaria Atari, uma empresa formada por três pessoas, algo impensável nos dias de hoje. Pong foi o primeiro jogo criado pela Atari, que, resumidamente, consistia em uma partida de tênis eletrônico, onde uma bola quadrada era movimentada de um lado para o outro. A máquina era ligada a um monitor que funcionava à base de moedas.
A Atari se destacou por ter produzido diversos jogos de arcade; fliperama, como é conhecido no Brasil. Nos meados da década de 70, criou o Atari VCS, e anos mais tarde, outros vieram a ser fabricados.
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O que muitos não sabem, é que meses antes de Nolan ter criado o Pong, ele teria visto algo muito parecido em uma feira de jogos eletrônicos, na California, que supostamente serviu de inspiração para a sua criação. Uma ação judicial movida por Ralph Baer, criador da Magnavox Odyssey, alegava que a Atari teria copiado sua ideia.
A Magnavox Odyssey não só abriu processo contra a Atari, mas também contra outras que desenvolveram jogos baseados na jogabilidade e filosofia do Pong.
Mas qual a importância de Ralph Baer na história da indústria dos jogos eletrônicos? Eu diria que ele foi tão visionário e importante quanto o Nolan Bushnell. Ralph, engenheiro alemão, naturalizado americano, não foi somente o criador da Odyssey. Ele além de contribuir com a criação de diversos jogos eletrônicos, desenvolveu em 1969 a primeira ideia de um console de videogame doméstico.
A Atari ficou muito conhecida, visivelmente, pela revolução que fizera na indústria. A empresa popularizou os consoles para jovens em boa parte do mundo. Quem não gostaria de ter um Atari na década de 80? Mas, não podemos esquecer que antes dela, nos idos de 72, foi criada a Magnavox Odyssey, a verdadeira avó de todos os consoles no mundo. Isso se deu graças à genialidade de Ralph, que já trabalhava seu protótipo desde 1966. Esse protótipo, ele chamou de Box Brown, ou Caixa Marrom em português. A nova tecnologia utilizava um circuito analógico de saída de vídeo, pois os televisores da época também eram analógicos. Um fato curioso da Brown Box era a alteração da cor da tela toda vez que o cenário do jogo mudava.
Por todo esse feito, e com todo o merecimento, Ralph Baer é reconhecido por muitos o verdadeiro inventor do videogame. Para mim, não resta dúvidas que não seja. Vale lembrar que antes do Pong existir, ele criou em 1968 o primeiro jogo eletrônico que se tem notícia, uma espécie de pega pega, onde um pixel perseguia outro em toda a extensão da tela. Ralph o batizou de Chase Game, um estopim para criação de diversos jogos que fariam parte do portfólio da empresa. Jogos esses que foram patenteados por ele. Com base nessas patentes, a Magnavox Odyssey teria a faca e o queijo na mão para processar a Atari. E assim foi feito.
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Anos mais tarde, Nolan Bushnell teve que reconhecer a patente de Ralph e pagar 400 mil dólares pelo plágio dos jogos. Para Atari, o acordo saiu barato, pois já estava faturando milhões de dólares com a venda massiva dos seus produtos.
Todos queriam “mamar na teta” da indústria que estava em plena expansão. Muitas empresas surgiram para tentar desbancar a Atari, a mais bem-sucedida na época. A nova ameaça vinha do Japão, com a criação de um jogo revolucionário. A Taito criou em 1978 um jogo que não só tornou-se popular no país, como virou febre em todo o mundo. Space Invaders entrou com o “pé na porta” mandando um recado para a Atari, que não estava ali para brincadeira.
Por sua vez, a Atari respondeu à altura criando um jogo similar, mas não menos atrativo: o Centipede, lançado em 1978. Logo em seguida, surgiu o Asteroids, um dos mais vendidos no mundo. Nessa época, ocorreu um avanço significativo dos gráficos vetoriais, um divisor de água na aparência dos elementos que apareciam na tela.
É muito importante ressaltar, que nesse período, a imprensa comunicava sem piedade que os jogos de fliperama incitavam a ociosidade nos jovens. O local das máquinas era conhecido como um antro do mal. Sustentar-se na indústria não era tarefa fácil, pois além da concorrência acirrada no lançamento de novos jogos e máquinas, ainda tinham que lidar com informações maldosas vindas da imprensa.
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