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Foto do escritorMarlos Degani

BOLINHO DE CARNE S/A




Teve uma vez o Ivan Junqueira meu poeta maior disse que eu estava escrevendo de forma muito parecida com a dele no sentido de me alertar para ganhar dicção própria a poesia de Ivan foi basicamente a minha única influência determinante para que eu continuasse poeta eu já havia me transformado depois das antiodes do Desmaio Públiko do Eud do Raymundo da benção do Edgar da muvuca poética que alucinou a minha escassa massa cinzenta tudo isso para confabular que sempre partimos de algum ponto já percorrido ninguém caminha do zero absoluto e mesmo os que alçaram grandes descobertas ou compuseram obras imortais também partem do que já está posto ou da ideia do que não foi feito e dizer que escrevo de modo parecido com o Ivan foi extrema bondade pois jamais chegarei nem na esquina enfim você estranhando essa forma de escrever sem pontuação saiba não é nenhuma novidade pois guardadas as devidas proporções Haroldo de Campos escreveu livro chamado Galáxias em que ele adota esse estilo mas com o número de linhas pré-determinado em cada seção e também sem pontuação mas sem fim uma obra em progresso que é confeccionada durante toda a vida se torna espécie de retrato no caso do Haroldo poético e literário e cultíssimo apesar de falarmos de prosa na verdade digo sou poeta de ouvido porque as minhas primeiras referências artísticas vieram do campo musical e a primeira vez que tomei conhecimento desse livro Galáxias foi com o disco Circuladô de Fulô do Caetano que musicou este fragmento no comecinho dos anos 1990 quando o cantor completava 50 anos de idade quem sou euzinho para me meter nessa seara de tubarões enquanto baiacu formado nas vielas da Baixada então é quase isso discorrer sobre as delícias e demônios da realidade a que nos apregoamos e tudo depende dos questionamentos de cada sobre a vida ou o trabalho ou o sonho ou a outra vida que não conhecemos no meu caso fico restrito às minhas próprias limitações cotidianas como a cor da sandália da moça bonita desfilante na praça ou do raio de sol atravessando os móveis silenciosos da casa causando sombra na poeira das horas ou emocionadamente deslocado por meio de um verso de um poema de uma nota de canção ou hipnotizado pelo morro pela ardósia degradê das árvores e o âmbar de outras o morro na verdade é a minha tela que o sol modifica tenho fascinação esquisita por estufas de botequins de quaisquer procedências ou empórios jiló com toucinho linguiça frita até as retorcidas ovos coloridos rabada bolinho de carne ao lado da estufa potes generosos com mortadela enrolada presa no palito tremoços cebolinha beterraba cenoura em conservas é certo em alguns poucos casos a admiração não significa necessariamente a degustação a questão é de certa forma cultural e confesso em relação ao jiló e ao bolinho de carne não resisto ao último ele traz toda a carga do DNA do cozinheiro e são diferentes são estruturalmente diferentes dependendo de onde foi feito bolinho de carne é algo especial se quiser conhecer o lugar coma seus bolinhos de carne estive em Salvador e foi difícil achar bolinhos mas achei e não tem nada a ver com o bolinho do Rio até Brasília no Plano Piloto terra sem botequins de esquina tem bolinho de carne mais aterrado seco sem verdinhas bolo de carne em Brasília é sem verdinhas vejam só atualmente além dos bolinhos de carne vejo pouca coisa que me alegra entro cada vez menos em redes sociais estou ficando traumatizado com tanta bizarrice mas não reclamo porque reclamar não agrega absolutamente nada a única arma ao alcance é o silêncio frente às ditaduras de comportamento dos imbecis ao esgoto oral dos governantes e ex-governantes ou a morte relegada mama mia como os imbecis alçaram voos tão amplos os imbecis venceram os imbecis reinam os imbecis estão aí para o que der e vier vamos fundar a AII Academia Internacional dos Imbecis vamos dar apoio à Venezuela...


 

Indústrias Criativas: Um Motor para Desenvolvimento e Inclusão Global


As indústrias criativas estão emergindo como um dos mais importantes motores de desenvolvimento econômico no mundo. Este setor, que abrange música, cinema, design, artesanato, moda, tecnologia, entre outros, tem o potencial de criar empregos, fomentar a inclusão social e gerar divisas internacionais por meio da exportação de bens culturais. A capacidade de inovar e transformar ideias em produtos e serviços culturais coloca essas indústrias na linha de frente para promover a diversidade cultural e a coesão social.

No Brasil, a economia criativa já representa uma importante fatia do PIB, e a tendência é de crescimento. Projetos culturais bem-sucedidos podem revitalizar comunidades, gerando oportunidades de emprego para jovens e profissionais criativos que muitas vezes encontram poucas opções em setores tradicionais.


Cedro Rosa Digital: Inovação e Crescimento no Mercado Musical Global



A Cedro Rosa Digital tem sido uma peça-chave nesse cenário. Fundada por Antonio Galante, a plataforma de certificação e distribuição de obras e gravações musicais da empresa está ajudando a transformar a forma como a música é valorizada e distribuída globalmente. Com o sistema CERTIFICA SOM, a Cedro Rosa assegura que compositores, intérpretes e toda a cadeia criativa envolvida na produção musical sejam devidamente creditados e recebam seus direitos autorais de forma justa, utilizando ferramentas de blockchain e inteligência artificial para garantir a transparência.

Essa inovação não apenas democratiza o acesso ao mercado, mas também abre portas para que artistas independentes de cinco continentes possam ter suas obras licenciadas para uso em filmes, publicidade, jogos e outros produtos midiáticos. Esse modelo de negócios cria novas fontes de receita para os criadores e amplia a visibilidade da música brasileira e global, trazendo divisas internacionais para o país.


Parceiros Estratégicos: Unindo Forças Globais



A Cedro Rosa não trabalha sozinha. A plataforma conta com importantes parceiros internacionais, como a ASCAP (American Society of Composers, Authors, and Publishers) e a SACEM (Société des Auteurs, Compositeurs et Éditeurs de Musique), além do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) no Brasil. Além disso, colaborações com instituições de ensino e tecnologia, como a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), EMBRAPII e SEBRAE, estão contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas, incluindo o uso da IA na gestão de direitos autorais.

Essas parcerias estratégicas permitem que a Cedro Rosa participe de feiras e simpósios internacionais em países como China, Dubai e Cuba, com o apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ajudando a projetar a cultura brasileira no cenário global.


Portal CRIATIVOS!: Fomentando a Diversidade de Pensamento

Outro braço importante dessa empreitada é o portal CRIATIVOS!. Há quatro anos no ar, o portal é um espaço digital onde artistas, intelectuais, juristas e a comunidade das artes e da cultura se encontram para debater ideias, compartilhar conteúdos e gerar reflexões sobre os rumos da economia criativa. Editado diariamente, o CRIATIVOS! tem sido uma plataforma essencial para fomentar o pensamento crítico e a diversidade cultural, promovendo projetos que buscam inclusão social, sustentabilidade e inovação

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