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Campanha Nacional pelo Direito à Educação



Um recado de Andressa Pellanda.


Estou em Tegucigalpa, capital de Honduras. Aqui, durante a 12ª Assembleia da CLADE (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação), coalizão regional da qual somos fundadores e membros, me encho de alegria toda vez que compartilho nossa exitosa mobilização pela adesão da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022 e os novos ares que permeiam o Brasil depois do sucesso nas Eleições 2022. Conto mais sobre isso abaixo. Claro, também expresso esperança ao trazer nossas impressões sobre a vitória presidencial da chapa Lula-Alckmin. Nossa Campanha parabenizou o reconhecimento do povo brasileiro por este projeto de justiça social e democracia que venceu nas urnas.



Afirmamos, na esteira desta vitória, a urgência em nos manifestarmos a favor da Constituição Federal de 1988. Continuaremos atuando pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para todas as pessoas em solo brasileiro. Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, participa do Grupo de Trabalho de Educação, vinculado ao governo de transição.


 

Música!


 

No Twitter, externei que a “defesa do direito à educação e os aportes técnicos e políticos da nossa Campanha estão bem representados por Daniel Cara”. Dito isso, volto agora à minha presença na Assembleia da Clade. Tenho participado de diversos debates, entre eles os de financiamento e justiça fiscal, compartilhando a experiência de incidência política da Campanha nas mobilizações do Fundeb, do CAQ (Custo Aluno-Qualidade) e do PNE (Plano Nacional de Educação). Estou também aprendendo muito: sobre a situação socioeconômica, política e educacional de nossos países irmãos; sobre metodologias de trabalho político-participativo; sobre temas sensíveis da educação na região; e, claro, sobre o país-sede, Honduras. Ao lado das campanhas latino-americanas, reforçamos a defesa da educação pública de qualidade na região. Estou no comitê de escrita da declaração final da Assembleia e trarei para cá os resultados. Já é possível acompanhar muitos debates no Facebook da Clade e também nas nossas redes sociais, especialmente Twitter e Instagram. No Brasil, destaco que continua a nossa ação com as candidaturas eleitas que assinaram a Carta Compromisso. Realizamos com a Rede Malala o webinar de chamamento nacional às candidaturas eleitas que assinaram a Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022 na semana passada. Dialogamos com candidaturas e ativistas sobre formas de colocar em prática o compromisso assumido em defesa da educação, destacando as diferentes abordagens dos cargos legislativos e dos executivos. Iremos acompanhar de perto as candidaturas pelo menos até o fim dos primeiros 100 dias de mandato, sistematicamente, com o objetivo de verificar se estão engajadas/os e cumprindo com os pontos assumidos por meio da assinatura da Carta Compromisso.

 

Artes e Artistas!



 

Estamos nesse período realizando diálogos por região com todas as candidaturas eleitas que assinaram nosso documento. Além da Carta Compromisso, temos como base, também, o estudo do Plano Nacional de Educação detalhado em todas as metas por estado. Nesta semana, estamos fazendo essa articulação na Região Norte, em Macapá (AP), aproveitando a ocasião da Anped Norte! Em breve, informaremos quando as outras regiões serão contempladas. Confira em nosso site a lista de todas as candidaturas que firmaram o nosso pacto. Na semana que vem, estarei em Genebra para a Revisão Periódica Universal da ONU. Traremos notícias, claro! Um pedido: continue acompanhando a nossa luta também através do Twitter, Telegram e Instagram da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Já siga nossas redes sociais e ative o sininho de notificações para não perder nenhuma novidade. Até logo! E vamos aos links da semana!

 


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Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas na Câmara dos Deputados


A Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas pautou debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Quem representou a Campanha foi Marcele Frossard, nossa assessora de programa e políticas sociais. Marcele e ativistas integrantes da Agenda apresentaram um diagnóstico sobre dados disponíveis da educação de crianças e adolescentes indígenas e quilombolas. Saiba mais!



Você conhece o nosso Projeto Euetu?

Se você é estudante ou educador/a de escola pública dos Estados do Amapá, Amazonas ou Maranhão, este projeto é para você! O Projeto Euetu é o nosso mapeamento de grêmios e coletivos estudantis na Amazônia. Trago mais informações em vídeo, assista! Compartilhe o nosso chatbot Euetu!

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