Cristina Buarque: Brasil se despede de uma das maiores personalidades do samba de raiz
- por Cedro Rosa
- há 1 hora
- 1 min de leitura

O Brasil perdeu no domingo, dia 20 de abril, uma das maiores representantes do samba de raiz, a cantora Cristina Buarque.
Pesquisadora e intérprete de sambistas históricos, Cristina funcionava como uma grande referencia para as novas geracões de cantores e sambistas.
Eu, pessoalmente, trabalhei com Critina em duas ocasiões: em 1987, na produção do CD "Candeia", produzido pela FUNARTE, onde Cristina, Carlinhos Vergueira e Mauro Duarte atuaram na produçao artistica e eu como diretor musical e arranjador.
Anos depois, voltamos a nos encontrar no CD em homenagem ao Bip Bip, bar onde Cristina era sócia-honorária do Alfredinho, liderando as rodas de samba e até vendendo cerveja, em algumas ocasiōes.
Neste disco, Cristina cantou Se Um Samba Vem, de Teresa Cristina.
Nos ultimos anos, Cristina tinha trocado Botafogo e Copacabana, onde mais circulava, pela aprazivel Paqueta, onde vivia rodeada de gatos e sambistas em rodas de samba memoráveis.
Ao contrário de Getúlio Vargas, Cristina não "saiu da vida para entrar para a história", ela sempre fez historia através de suas escolhas: o samba popular.
Saudades eternas, obrigado pelo convívio escasso, mas enriquecedor.
Tuninho Galante
Comments