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Foto do escritorLéo Viana

DE VOLTA



As coisas não iam bem no trabalho. Conhecida por seu entusiasmo, o que inclusive nem sempre funcionava a seu favor, despertando a inveja de alguns e algumas pelas missões importantes que recebia, andava cansada também do abuso dos superiores hierárquicos que, aproveitando de sua competência e do empenho que demonstrava, a entupiam de atividades das quais eles mesmos deveriam dar conta.


A companhia de intermediação de exportações era um case de sucesso citado como referência pelo mundo todo. Sem produzir um único grão de café ou plantar um metro quadrado sequer de cana de açúcar ou cacau, tinha se tornado uma referência para pequenos produtores rurais do Brasil profundo e para consumidores de diversas partes do planeta dispostos a pagar mais por produtos de qualidade e origem certificadas. Os produtores eram bem remunerados e todos os elos da cadeia funcionavam bem. 


Mas as coisas, apesar do sucesso da empresa, não iam bem para a Jane. 


Tinha percebido, entre reuniões e trocas de mensagens, certo interesse de um colega. A complexidade das atividades e a demanda crescente tinham feito a empresa crescer pra além dos objetivos iniciais. E o que tinha começado com os dois sócios e a Jane, inicialmente auxiliar de exportação e agora já gerente, hoje era um grande grupo de técnicos, muitos terminais de computador e gente falando em diversos idiomas pra garantir a melhor remuneração para os agricultores, a satisfação do consumidor final e alguma rentabilidade, sem comprometer os princípios éticos que nortearam o início do negócio, ainda como empresa junior, no tempo da universidade. 


Mas o fato é que Jane, que nunca tinha feito dos relacionamentos pessoais uma prioridade, notou o interesse do colega. Podia ter sido uma falsa impressão. O Lucas era cordial e tranquilo, jeitão de bom moço do interior, mas fluente em alemão, o que tinha sido decisivo em sua contratação. Hoje era um dos técnicos da gerência da Jane, que centralizava os envios para a Europa. 


Diligente, simpático, organizado. Um bom cara. E agora, aparentemente, interessado na gerente.


Muitos anos fora do mercado afetivo fizeram a Jane menos confiante em seu próprio poder de sedução. Tinha terminado há tempos um casamento morno. Ela e o marido tinham se acomodado numa relação sem surpresas e entusiasmo. Sem alarde e sem muita emoção, como tinham vivido, decidiram sair cada um pra um lado. E tudo ia bem assim pra ela. Não se permitia nem pequenas paqueras, como se tivesse desistido desse componente da sua vida pessoal. Não sentia falta. Mas agora, sobrecarregada de trabalho, imaginando alguma perspectiva de virada no cotidiano, via o Lucas se aproximando perigosamente. Ainda não tinha aberto a guarda pra ele quando chegou o convite pra jantar. O cara era mais novo, tinha aquele jeito de bom garoto, era eficiente e sério, mas cordial e simpático. Porque não aceitar?


Foi. E a noite foi uma delícia, sem que chegassem a nada mais que uma conversa fluida e de muitos sorrisos abertos. Nem o vinho francês fez com que passassem disso. A Jane voltou pra casa imaginando que haveria algum futuro ali. 


No dia seguinte, tudo normal na empresa, muito trabalho, o tradicional empenho do Lucas nas negociações e abertura de novos mercados, uma relação respeitosa e ética com os colegas e com a gerente.


A Jane, no entanto, recebeu uma mensagem que a intrigou um pouco. Não tinha nada a ver com o Lucas, mas era de um profissional de outra gerência, conhecido pela competência e pela fama de boêmio e sambista, que não raro ficava no home office por causa de ressacas homéricas, sem que isso, no entanto, atrapalhasse o desempenho profissional.


Também era um convite pra jantar, provavelmente com chope e samba. Só não sabia se antes, durante ou depois.


A Jane queria evitar o cara. A fama de mulherengo ultrapassava as estações de trabalho. Não aceitaria de jeito nenhum. Decidiu ignorar. O Joãozinho era um perigo. Sedutor inveterado, boa gente, mas muito volátil. Profissional acima de qualquer suspeita, mas bonito e perigoso demais.


Um pouco machista talvez, refletia ela. Mas nunca houve queixas. 


Ele mandou outra mensagem. E ela se viu obrigada a responder já que ele sabia que ela tinha visto a mensagem anterior. Relacionavam-se profissionalmente e se viam diariamente pelos corredores. A situação ficaria insuportável. Um “não” direto resolveria tudo. Fez isso. Respondeu que não poderia e que achava melhor manter o relacionamento positivo que tinham no trabalho.


Os encontros com o Lucas, no entanto, cresceram de intensidade. No terceiro jantar, finalmente a coisa evoluiu e foram ao apartamento dele.


Tudo lindo, apartamento bonito, de solteiro, as coisas no lugar, livros interessantes, decoração clean. Adeguinha com bons vinhos, som ambiente e música de bom gosto. Não podia querer coisa melhor. O Lucas, tímido, mas aberto pra conversar na intimidade, revelou que saiu de um relacionamento também e que tinha passado um tempo sem se interessar por ninguém até que notou mais detalhadamente o amor de pessoa que era a Jane. Ela se orgulhou de si mesma e se entregou. No dia seguinte, logo cedo, numa ida ao banheiro, mesmo sem ser especialmente curiosa, notou uma coisa fora do lugar e puxou a ponta de um jornal numa gaveta. 


O boletim e as carteirinhas do movimento neonazista assustaram demais a Jane, que só conseguiu manter a postura por causa do curso de teatro que tinha feito na adolescência. 


Disfarçou principalmente o asco que passou a sentir. Queria apagar pra sempre a noite anterior, que tinha sido ótima. 


Conseguiu sair de lá sem que ele percebesse o desconforto. Depediu-se, disse que tinha compromisso com uma amiga naquela manhã de sábado e foi. Antes de ligar pros sócios, seus chefes, informando a descoberta, que levaria à demissão imediata do Lucas, tinha uma coisa importante a fazer. Tinha voltado à atividade na vida pessoal, voltado a se interessar por relacionamentos.


Mas nunca mais com gente que pareça boazinha demais.


Alô! Joãozinho? E aquele chope? Tá de pé?

 

Rio de Janeiro, novembro de 2024.


 

A Cadeia Produtiva da Música Brasileira e o

Poder da Música Independente




A música brasileira tem um lugar cativo no coração de milhões de pessoas ao redor do mundo. Das batidas envolventes do samba às melodias delicadas da bossa nova, a diversidade sonora é algo que define a nossa cultura musical. Porém, para que esses sons continuem a ser criados, a cadeia produtiva da música precisa ser forte, bem estruturada e, acima de tudo, apoiada.

E se você pudesse ajudar esse processo de uma maneira simples, quase sem esforço? A resposta está na Cedro Rosa Digital, uma plataforma inovadora que promove a música independente e fortalece o mercado musical brasileiro. Mas como exatamente isso funciona? Como um simples clique pode transformar o cenário da música no Brasil? Vamos explorar isso a seguir.



O Que é a Cadeia Produtiva da Música Brasileira?

A cadeia produtiva da música envolve diversos elos, desde a criação e produção das músicas até a distribuição e consumo final pelos ouvintes. Esse processo inclui:

  • Compositores e músicos: os artistas que criam e interpretam as músicas.

  • Produtores musicais: profissionais que ajudam a transformar uma ideia em uma gravação de alta qualidade.

  • Distribuidores e plataformas de streaming: onde as músicas são disponibilizadas para o público.

  • Ouvintes e fãs: que consomem e compartilham a música.

Cada um desses elos desempenha um papel vital para garantir que a música chegue ao seu destino final: os ouvidos do público. A Cedro Rosa Digital entra como um facilitador importante nesse processo.


A Inovação da Cedro Rosa Digital: O Que Está Por Trás Dessa Plataforma?



A Cedro Rosa Digital é uma plataforma digital que reúne o melhor da música independente brasileira e mundial. Mas o que realmente torna a Cedro Rosa Digital inovadora?

  1. Promoção de Música Independente: A plataforma se dedica a dar visibilidade a artistas independentes, que muitas vezes não têm acesso às grandes gravadoras ou redes de distribuição tradicionais.

  2. Apoio à Produção Local: A Cedro Rosa investe na música produzida no Brasil, mostrando ao mundo a riqueza e diversidade da nossa cultura musical.

  3. Modelos de Distribuição Flexíveis: Com parcerias com serviços de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music, a Cedro Rosa facilita o acesso a obras e gravações de alta qualidade de forma rápida e eficaz.

  4. Descentralização da Música: Ao focar na música independente, a Cedro Rosa Digital promove uma descentralização da produção e consumo de música, dando espaço para que mais artistas se destaquem.


Como Funciona a Cedro Rosa Digital?

Agora que entendemos a proposta da Cedro Rosa Digital, a pergunta que fica é: como você, como ouvinte, pode ajudar na cadeia produtiva da música brasileira?

É muito simples: escute e compartilhe! A plataforma oferece playlists com uma curadoria cuidadosa das melhores músicas da música independente, tanto do Brasil quanto do mundo. Basta escolher uma playlist, apertar o play e espalhar a música para o maior número de pessoas possível. Vejamos como isso funciona em detalhes.


Escolha uma Playlist

A Cedro Rosa Digital disponibiliza playlists criadas especialmente para destacar diferentes gêneros e estilos musicais. Se você gosta de samba, bossa nova, MPB, ou até mesmo de novos gêneros como o indie brasileiro, certamente há algo para todos os gostos.

  • Playlists Exclusivas: A plataforma frequentemente apresenta playlists com artistas em ascensão, de diferentes partes do Brasil e do mundo.

  • A Curadoria: Cada playlist é pensada para oferecer uma experiência única de audição, levando você a descobrir músicas novas e artistas inovadores.

  • As playlists além da Cedro Rosa Digital tambem estão disponíveis em todas as plataformas de video e audio do mundo!


  • MPB na Spotify / Youtube


Escute as Músicas

Após escolher sua playlist favorita, basta apertar o play. Isso já começa a impactar positivamente a cadeia produtiva da música brasileira. Ao ouvir as músicas, você está diretamente apoiando os artistas e a plataforma, que, por sua vez, investem mais em novas produções e na promoção desses músicos.




Compartilhe!

Aqui está a parte mais poderosa: compartilhe as músicas e playlists com seus amigos, familiares e nas suas redes sociais. O simples ato de compartilhar pode amplificar a visibilidade desses artistas e ajudar a garantir que suas músicas alcancem novos públicos. Quanto mais gente ouvir e compartilhar, mais força terá a cadeia produtiva da música independente.


Por Que Ajudar a Música Independente?

Você pode se perguntar: "Por que a música independente precisa do meu apoio?" A resposta é simples: a música independente enfrenta desafios únicos, desde a falta de recursos para promover suas obras até a dificuldade de chegar ao grande público.

  1. Falta de Recursos: Artistas independentes não têm a mesma infraestrutura e apoio financeiro que grandes gravadoras oferecem. Eles dependem da divulgação orgânica e de plataformas como a Cedro Rosa Digital para alcançar o público.

  2. Visibilidade: As playlists e o compartilhamento são ferramentas poderosas para dar visibilidade a novos artistas. Muitas vezes, é o apoio do público que permite que essas músicas cheguem mais longe.

  3. Diversidade Cultural: A música independente é o espaço onde as novas ideias e estilos musicais ganham vida. Ao apoiar a música independente, você contribui para a manutenção e o crescimento da diversidade musical brasileira.


    Cedro Rosa Digital Internacional


Exemplos de Gêneros Promovidos Pela Cedro Rosa Digital

A Cedro Rosa Digital não se limita apenas à curadoria de playlists; a plataforma também apoia a produção e a divulgação de grandes obras. Entre os artistas e projetos promovidos, estão nomes que estão moldando a cena musical no Brasil e além.


  1. Samba Contemporâneo

  2. MPB de Nova Geração

  3. Gêneros Alternativos e Independentes


O Impacto de Cada Clique

Ao escolher uma playlist na Cedro Rosa Digital, escutar as músicas e compartilhar com seus amigos, você está fazendo parte de uma revolução no mercado musical. Você não está apenas consumindo música; você está apoiando artistas, ajudando a manter viva a música independente e contribuindo para a construção de uma cadeia produtiva mais forte e sustentável para a música brasileira.

Lembre-se: a música é uma força poderosa, e cada clique tem o potencial de transformar a vida de um artista e fortalecer toda uma indústria.


FAQs

  1. Como posso começar a usar a Cedro Rosa Digital?

    • Acesse o site da Cedro Rosa Digital, escolha suas playlists favoritas e comece a ouvir. Compartilhe também nas suas redes sociais para ajudar os artistas a alcançar mais pessoas.

  2. A Cedro Rosa Digital é apenas para música brasileira?

  3. Como o compartilhamento das músicas ajuda os artistas?

    • Compartilhar músicas nas redes sociais e com amigos aumenta a visibilidade dos artistas, permitindo que suas músicas cheguem a novos públicos e ganhem mais ouvintes.

  4. Os artistas recebem algo quando a música é ouvida na Cedro Rosa?

    • Sim, os artistas recebem uma compensação financeira sempre que suas músicas são transmitidas em plataformas de streaming conectadas à Cedro Rosa Digital.

  5. Posso sugerir novos artistas para serem incluídos nas playlists?

    • Sim! A Cedro Rosa Digital está sempre aberta a novas sugestões de artistas e músicas. Entre em contato com a plataforma e envie suas indicações.

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Amei, Leo. Vc devia escrever um livro!

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