top of page
criativos 2022.png

Deneir no Centro Cultural dos Correios, em visita guiada.



Seja com a cabeça nas nuvens ou com os pés no chão, Deneir cumpre a função de artífice e manufaturador de símbolos de seu tempo. Segundo Richard Sennet, em O Artífice, a civilização ocidental teria enorme dificuldade em estabelecer ligação entre as mãos e a cabeça e a utilização de ferramentas e recursos imperfeitos, como sucatas, por exemplo, levaria a imaginação a desenvolver grande capacidade de improvisação.


As obras de Deneir, em sua maioria, são feitas de materiais reciclados, sucatas e resíduos reaproveitados, todos ressignificados em arte. Para enfrentar a destruição dos recursos naturais que vem ocorrendo, é preciso uma mudança não só de atitudes, mas das nossas formas de uso dos materiais, buscando harmonia e reconciliação entre os recursos do planeta e o homem.


Com uma enorme consciência material engajada, Deneir interessa-se pelas coisas que pode modificar: latinhas de alumínio transforma-se em balões, um ventilador antigo vira uma máquina de fazer arte e peões misturam-se com resíduos de madeira e viram uma rica construção imagética. Sempre com muitas cores e detalhes, suas obras transcendem o materialismo e implicam numa mudança de lógica entre significado e significante, reconfigurando a condição material do objeto, não só ao tirar dele suas características utilitárias, mas também ao denotar-lhes novos conceitos, atribuindo-lhes relevância artística e cultural. Seus balões nos remetem ao ar, fluidez, liberdade, transformação e movimento, ao mesmo tempo que os peões apresentados vão trazer a ideia de um movimento mais restrito, limitado, mas para ficarem de pé, precisam estar sempre girando, também se movendo.


A máquina de fazer arte também traz a ritualística manual da repetição vista nos balões e peões, desta vez para o público assumir o protagonismo do fazer, assumindo o papel de artífice artista. “Coincidentemente”, o ventilador, com seus pincéis de vento, teria o poder de transmutar o movimento dos balões e peões, seu vento provocaria mudanças de direções.


Objetos aparentemente comuns que, embora distintos, criam um diálogo conceitual que convida a uma reflexão sobre a efemeridade da vida, a alegria da infância e a interação entre o homem e a natureza. É preciso ter muito os “pés no chão” para ressignificar elementos cotidianos através de rituais de manualidade artística, aqueles que Richard Sennet aborda, que fazem as mãos se ligarem à mente. E é nesta cabeça “nas nuvens” que latinhas de refrigerante vazias, pés quebrados de sofá e um ventilador usado viram balões de riquíssimos padrões, peões cheios de cores e máquinas de fazer arte…



Balão_Deneir

Artista, educador, animador cultural, artífice do brincar, Deneir é, sem sobra de dúvidas, um dos maiores artistas de seu tempo.


(texto de Silvia Schiavone)


O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro localiza-se no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Encontra-se instalado em um edifício histórico que integra o Corredor Cultural, tendo, como vizinhos, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural do Banco do Brasil.


Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060


 

Artes plásticas, a cultura e economia criativa


As artes plásticas, a cultura e a economia criativa desempenham papéis fundamentais na geração de pertencimento, desenvolvimento, emprego e renda. Elas promovem a expressão cultural, fortalecem identidades locais e geram oportunidades econômicas.



A Cedro Rosa Digital, por exemplo, tem se destacado ao contribuir para o desenvolvimento da música independente global. Através de sua plataforma de distribuição e promoção, ela oferece visibilidade a artistas independentes, ajudando-os a alcançar um público mais amplo. Isso não apenas fortalece a cena musical independente, mas também cria empregos nas áreas de produção, marketing e gestão musical.



Playlist de grandes artistas brasileiros, da Cedro Rosa Digital, no Youtube.



Além disso, o apoio à música independente enriquece a diversidade cultural e promove um senso de pertencimento, conectando artistas e audiências ao redor do mundo, fortalecendo assim a economia criativa global.


Excelente playlist de artistas Cedro Rosa Digital, na Spotify.



Commentaires


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page