Entrevista: Marcelo Vieira, um dos líderes do agronegócio sustentável do Brasil
O portal CRIATIVOS! conversou com Marcelo Vieira, um dos líderes do agronegócio sustentável no Brasil. Temas como desenvolvimento sustentável, produtividade, tecnologia e impactos do acordo MERCOSUL - União Européia foram abordados nesta entrevista.
O Brasil é o maior produtor mundial de café.
Vejam o quadro de produtividade: sacas de café por hectare:
Brasil 30 a 40
Colômbia. 15 a 20
América Central 10 a 15
África 1 a 10
Criativos! - Recentemente voce participou do Evento Coffee Connect, em Varginha, qual a importância dessa iniciativa para o setor?
Ele está ficando grande agora. Tem a participação de várias entidades, de produtores de Minas e do Brasil todo. Promovido pelo SENAR de Minas Gerais, usando a infraestrutura do SENAR. E é muito importante para todos nós, porque nós termos um café responsável e sustentável , o que nos dá segurança e agrega valor ao café. É muito importante ter estratégias que são integradas em todas as etapas da cadeia produtiva. O produtor poder discutir esses desafios com a estrutura comercial, com os traders, com os exportadores, com torradores, com cafeterias, com todos envolvidos na cadeia do café, para que todos colaborem para ter o produto mais responsável e sustentável possível.
Criativos! - Esses produtores, especialmente desse evento exportam para o mundo ou o café fica no Brasil?
Todo produtor seleciona lotes pela qualidade. Então as melhores qualidades são geralmente exportadas. A maioria dos lotes de qualidade especial, café gourmet e tal são exportados, são demandados para o mundo todo. Para a Europa, para a Ásia, para os Estados Unidos.
Escute a playlist de musicas da natureza!
Disponivel para trilhas sonoras diversas, na Cedro Rosa Digital
Criativos! - Qual é o melhor café do mundo?
É sempre um blend, porque o café, dependendo da região onde ele é produzido tem características de sabor muito particulares. Então algumas regiões vão produzir um café mais doce, mais encorpado. Outras vão produzir cafés com aromas muito especiais. Outras vão produzir cafés com sabores peculiares. E se você fizer um blend com três ou quatro desses cafés, fica uma coisa muito mais gostosa. Então geralmente as boas torrefações, as boas cafeterias nos bons mercados usam cafés blendados.
Criativos! - Como é que a tecnologia está sendo usada hoje em todas as fases da produção de café?
Cresceu muito a produção em áreas mecanizáveis onde o café é colhido com colhedoras, com máquinas totalmente mecanizadas. Agora nas regiões mais tradicionais, mais montanhosas onde tem uma qualidade super especial, você não consegue usar colhedoras, máquinas para colher café. Mas os trabalhadores, isso cresceu muito no Brasil, com uso de máquinas para colher que aumentam muito a capacidade da mão de obra. E a principal razão disso foi também a redução (escassez) muito grande da mão de obra disponível. Hoje em dia é muito difícil você ter a mão de obra especializada em colheita de café. A grande maioria dos trabalhadores rurais brasileiros migraram para as cidades, então hoje em dia isso incentivou muito o desenvolvimento de novas tecnologias para mecanizar a colheita e a tecnologia brasileira também, ela dá um bom suporte.
Criativos! - Embrapa e pesquisadores dão bom suporte?
Sim, temos a Embrapa Café, temos várias entidades que apoiam e participam. E a Associação Brasileira de Cafés Especiais, onde eu participo, a BSCA também incentiva muito essas pesquisas e trabalha bastante com todas as entidades que fazem pesquisas no setor (4:55)
Criativos! - Quais os maiores mercados mundiais para o café brasileiro?
Vai para o mundo todo, principalmente na Europa, Itália, Alemanha, Inglaterra, na Ásia, Japão e na China está crescendo. E os Estados Unidos, que é o maior importador.
Tecnologia na colheita de café
Criativos! - Quais suas expectativas com relacao ao acordo MERCOSUL e Uniao Europeia?
Este acordo do MERCOSUL com a União Europeia com certeza é bom para o agronegócio brasileiro, para a agricultura, porque restringe as limitações às nossas exportações de alimentos e isso aí bloqueia o lobby dos agricultores europeus que vivem querendo bloquear as importações do Brasil, porque veem o Brasil como o concorrente mais perigoso que eles têm, né? O Brasil tem um custo de produção muito menor que o dos europeus e oferece ao mundo uma comida mais barata que a deles.
Entidades citadas
Coffee Connect ( evento )
SENAR (Servico Nacional de Aprendizagem Rural / MG )
BSCA - Brazil Specialty Coffee Association - sigla em inglês que representa a Associação Brasileira de Cafés Especiais.
Outras Entidades importantes para a cafeicultura do Brasil
IAC Instituto Agronômico de Campinas
Bom Dia, com Makley Matos, música de Andre Ramalho Braga
Cedro Rosa Digital: Inovação Brasileira para o Mundo
A Cedro Rosa Digital, uma empresa visionária fundada no Brasil, está redefinindo o mercado de certificação e distribuição musical globalmente. Com tecnologia própria e um sistema inovador, a plataforma se destaca por certificar obras e gravações de artistas de cinco continentes, promovendo inclusão, geração de renda e maior transparência no complexo universo dos direitos autorais internacionais.
Ao garantir a certificação correta das músicas, compositores, intérpretes e toda a ficha técnica, a Cedro Rosa proporciona justiça autoral e impacta positivamente o mercado. O sistema CERTIFICA SOM, atualmente em desenvolvimento com universidades de ponta, como a Universidade Federal de Campina Grande, e órgãos oficiais brasileiros, como o Ministério da Ciência e Tecnologia e a EMBRAPII e SEBRAE é um exemplo de como a empresa inova ao utilizar pesquisas em blockchain e inteligência artificial para assegurar que os direitos de criadores independentes sejam preservados e respeitados.
Entre seus parceiros institucionais estão importantes nomes como a ASCAP, a SACEM e o ECAD, atraves da AMAR, que recebem informações de toda a cadeia produtiva que participou de obras e gravações, permitindo que sejam devidamente remunerados no mundo.
Grandes players internacionais como SPOTIFY, NETFLIX, WARNER, APPLE MUSIC, INSTAGRAM E TIKTOK tem a seguranca de lidar com repertório certificado.
No cenário internacional, a Cedro Rosa participa ativamente de feiras e simpósios em países como China, Dubai e Cuba, com o apoio da APEX, destacando-se como um representante do soft power brasileiro.
A diversidade do catálogo da Cedro Rosa é um dos seus maiores trunfos. Com artistas de cinco continentes, o repertório inclui desde os ritmos africanos até o jazz norte-americano, passando pela música clássica europeia, as influências asiáticas e, claro, a riqueza da música brasileira. Essa amplitude não apenas democratiza o acesso à música de qualidade, mas também gera novas oportunidades de negócios, como licenciamentos para filmes, jogos e publicidade, promovendo o encontro entre criatividade e tecnologia.
Ao valorizar a cultura global e apoiar os artistas locais, a Cedro Rosa Digital se posiciona como um modelo para o futuro da economia criativa, provando que inovação e inclusão podem caminhar juntas para transformar o mercado e a sociedade.
コメント