Exposição "A realidade é quase abstração: viagem pitoresca à periferia"
A exposição traz um grupo de artistas que não economizam nas tintas, nem nos materiais, extrapolam nas formas, nos fazeres e desfazeres. Pegam emprestado as ferrugens dos portões, a poeira das ruas, o óleo derramado, o carcomido das paredes, os tijolos à mostra, o desequilíbrio equilibrado dos caixotes empilhados, o cheiro do cobre, os ladrilhos quebrados, o brilho fosco dos trilhos, ranhuras,faixas, fachadas, fios e faróis.
Tudo renasce ABStratO na matéria que enverga, que grita e berra, resiste e luta, nas mãos de reinventores artistas, periféricos contemporâneos, que fazem arte terna, quase bruta. Arte das coisas que não tem nome, onde nada tem função e tudo pulsa.
A proposta da exposição é apresentar obras de cerca de cinquenta artistas contemporâneos, de diferentes gerações, entre pintores, escultores, grafiteiros, gravadores, cenógrafos e fotógrafos que utilizam diversas linguagens, mas têm em comum um olhar sobre as miudezas e grandezas das coisas do cotidiano, experimentam transformar a matéria bruta, largada e desdenhada em poética visual, onde aquilo que era considerado sem valor, precário ou mesmo "periférico" , torna-se o centro do olhar. Tem como núcleo duro os artistas criadores do coletivo “Imaginário Periférico”, Deneir de Souza, Jorge Duarte, Julio Ferreira Sekiguchi, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares , Ronald Duarte e Mirela Luz que dialogam com outros artistas convidados que, de alguma maneira, compartilham os mesmos sentimentos. Somos todos fazedores de arte, uns mais reservados, outros mais amostrados.
abertura 27/11/2024 às 15h
até 11/01/2025
de terça a domingo, das 12h as 19h
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Classificação livre - Entrada franca
artistas:
Agostinho Moreira de Melo
Alê Souto
Àlex Dominiqui
Alexandre Dacosta
Ana Ana
André Bauduin
Antônio Varela
Bianca Branco
Carlos Eduardo Borges
Cláudia de Paula
Claudio Partes
Cynthia Pena
Dalila Ogg
Deisi Paiva
Deneir
DiBranco
Eduardo Mariz
Eduardo Ribeiro
Erick Valsi
Fabiano Devide
Filomena Chiaradia
Fiuza
Guga Bruno
Ismael David
Janete Scarani
João Maturo
Jorge Duarte
José Arnulfo
Juliana Hoffmann
Julio Ferreira Sekiguchi
Jung Wladimyr
Kakau Bezerra
Kimberly Palermo
Laetitia
Lícia Ferro
Lina Zaldo
Lourdes Barreto
Lucília de Assis
Luisa Gomes Cardoso
Luiz Carlos de Carvalho
Marcelo Lago
Marcelo Valle
Marcio Zardo
Marcos Muller
Mirela Luz
Natália Lima
Omarcca
Osvaldo Carvalho
Paulo Davi - O Caboclinho
Raimundo Rodriguez
Raoní Redni
Roberto Tavares
Rona Neves
Sandra Moraes
Sérgio Torres
Telma Camargo
Timbuca
Vanessa de Menezes
A cultura e as indústrias criativas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico, gerando empregos, estimulando a inovação e promovendo a coesão social. Setores como música, cinema, design e artes visuais contribuem significativamente para o PIB de diversos países. No Brasil, por exemplo, a economia da cultura e das indústrias criativas representou 3,11% do PIB , de acordo com estudo do ITAÚ CULTURAL.
Grandes Grupos de Samba, escute a playlist na Cedro Rosa Digital.
A cultura e as indústrias criativas são motores essenciais para o desenvolvimento socioeconômico, gerando empregos, estimulando inovação e promovendo inclusão. Países como Reino Unido, França, Estados Unidos e Coreia do Sul têm adotado políticas estruturadas para incentivar esses setores, com impacto direto no PIB e na geração de oportunidades.
Donga, Martinho da Vila, Chico Buarque, Mario Lago, escute grandes artistas na playlist Spotify / Cedro Rosa.
A Cedro Rosa Digital destaca-se ao estruturar sua plataforma Certifica Som em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Parque Tecnológico da Paraíba. Esse projeto é financiado pela EMBRAPII e pelo SEBRAE, instituições fundamentais para viabilizar tecnologia de ponta e inovação no setor de certificação e distribuição musical. O Certifica Som garante dados precisos sobre músicas, compositores, intérpretes e técnicos, assegurando o pagamento justo de direitos autorais.
No audiovisual, a Cedro Rosa também tem forte presença. Produções como o filme "PARTIDEIROS", descrito pelo jornal O Globo como "um filme para a eternidade", e "+40 Anos do Clube do Samba", coproduzido com a TV Cultura, celebram a riqueza cultural brasileira. Outros projetos incluem o filme "Partideiros 2" e a série "A História da Música Brasileira na Era das Gravações", que exploram momentos marcantes da música nacional.
Além disso, a Cedro Rosa tem recebido apoio da APEX em feiras internacionais realizadas em países como China, Dubai e Cuba, promovendo intercâmbios culturais e oportunidades para seus artistas e projetos.
O portal CRIATIVOS! complementa essas ações ao difundir conteúdos relevantes sobre cultura e economia criativa, conectando artistas, intelectuais e a sociedade em prol de um ambiente mais inovador.
Links Importantes: Fontes