Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, visita Parque Histórico- Arqueológico de Iguassú Velha
Um grupo de 25 alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU, da UFRJ, visitou o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha para conhecerem os trabalhos de de pesquisas arqueológicas que vem sendo realizados no local.
Acompanhados dos professores/mestres Marcos Silvoso, Eduarda Alberto, Reila Velasco e Daniel Oliveira, aproveitaram para conhecer também a Estação da Cultura Tinguá.
"O trabalho de pesquisa arqueológica iniciou após a criação por Decreto Municipal do Parque Histórico e Araueológico de Iguassú Velha e a devida aprovação pelo IPHAN. O arqueólogo responsável, nomeado como superintendente de Pesquisas Arqueológicos, é o mestre em Arqueologia, Diogo Borges", informa Marcus Monteiro, secretario de cultura de Nova Iguaçu, que acrescenta:
"Em três meses de escavação já foram encontrados milhares de objetos, entre os quais: cerâmicas, faianças e porcelanas dos séculos XVII, XVIII e XIX, além de moedas, vidros, objetos de metais, cachimbos utilizados por negros escravizados, e diversos outros tipos de objetos".
Escute esses excelentes artistas da Baixada Fluminense, na playlist Cedro Rosa Spotify
Cultura e Economia Criativa
A história, arquitetura e cultura desempenham um papel vital no desenvolvimento de pequenas e médias cidades. Esses elementos não apenas enriquecem o tecido cultural e social, mas também têm o potencial de gerar empregos e renda. Eles atraem turistas, impulsionam o turismo cultural e promovem a identidade local, resultando em oportunidades econômicas.
A plataforma digital Cedro Rosa tem sido um catalisador importante para o segmento de música independente. Através de sua presença online, a Cedro Rosa oferece uma vitrine para músicos locais, permitindo que eles alcancem um público mais amplo.
Música para relaxar, artistas Cedro Rosa, na Spotify.
Com a venda de músicas, transmissões ao vivo, vendas de ingressos virtuais e mercadorias personalizadas, a plataforma ajuda os artistas a gerar receita de várias fontes. Isso não apenas apoia os músicos, mas também enriquece a cena musical local, promovendo a criatividade e a diversidade artística. Assim, a Cedro Rosa desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e no desenvolvimento econômico da comunidade.
Comentários