top of page
Foto do escritorLais Amaral Jr.

Kéllyda Casemiro faz ficção para crianças eadultos com personagens muito especiais




Kéllyda Antônia Casemiro mora em Volta Redonda-RJ, é professora do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio. Pós-graduada em Educação Ambiental, em Língua Portuguesa (Redação e Oratória), em Segurança e Saúde no Trabalho, em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática e especialização em Matemática. Graduada em Matemática e Pedagogia. Fora tudo isso é tutora de algumas espécies de psitacídeos (calopsitas, papagaio, agapornis...). Publicou nove livros: ‘As calopsitas Ninja e Capoeira’, ‘As Calopsitas em: o dia a dia de Ninja e Capoeira’ e ‘As Calopsitas em: Cadê o Capoeira?’ (Editora Dialética); ‘O humano e o papagaio Fumaça’ e ‘Papagaio em: O Fumaça e o Racismo’ (editora Asinha), que lançou na Feira Literária de Resende (FLIR) deste ano, cuja temática considera um assunto de grande relevância para trabalhar com as crianças.


Publicou também um livro de poesia, ‘Entre palavras, bicadas, rimas e penas: voam poemas’ (editora Viseu), três independentes: ‘O Susto’, ‘A Menina Rosa e a Cacatua’ e ‘A Minha Primeira Ave’, além de participações em antologias, uma delas de contos, crônicas e poemas pelo selo Off Flip. Segundo ela, alguns de seus livros buscam, de forma breve, ressaltar a importância de se preparar para cuidar de animais antes de adquiri-los. 

 

CRIATIVOS - Escrever, se envolver com literatura, era uma aspiração antiga? Começou muito cedo?

KÉLLYDA CASEMIRO - Eu sempre me interessei pela literatura como leitora. Sempre gostei muito de ler.   Durante a minha trajetória como estudante nunca tive problema para escrever textos, redações e monografia. Mas comecei a escrever no final de 2019, porque eu sentia falta de encontrar Literatura infantil/infanto juvenil referente as aves, ao cuidado e sobre a aquisição responsável. Você encontra muitos manuais, que são ótimos, e ajudam muito; mas eu queria um livro com uma abordagem que divertisse e ensinasse. Eu fiz cursos com médico veterinário e biólogos sobre manejo de aves, alimentação adequada, enriquecimento ambiental entre outros. Pesquisei e estudei muito para cuidar bem das minhas aves. Assim com o conhecimento adquirido, com entendimento do assunto, resolvi escrever de fato e materializou-se a obra As Calopsitas Ninja e Capoeira.


CRIATIVOS - Há algum paralelo ou diferença entre uma Ave Pet dos dias de hoje para os passarinhos que viviam em gaiolas, num passado não muito distante?

KÉLLYDA CASEMIRO - Tem diferença sim, pois hoje às informações sobre as aves são amplas. Atualmente tem muita informação sobre o manejo das aves, a forma correta de se adquirir, a alimentação adequada para cada espécie, o enriquecimento ambiental, o espaço necessário entre outros. É essencial  a divulgação de  informações e tenho trabalhado desde cedo com as crianças sobre o respeito e o cuidado para com os animais, seja ele qual for. Faz-se necessário conscientizar a população sobre o fato de  que as aves realmente precisam  de mais cuidados,  a importância de pesquisar sobre a espécie a ser adquirida e  se o local onde irá comprar é legalizado.


CRIATIVOS - As aves de estimação podem ser comparadas aos tradicionais cães e gatos, como animais de estimação?

KÉLLYDA CASEMIRO - Por exemplo, as calopsitas e os periquitos australianos são silvestres exóticos e já são considerados no Brasil como animais domésticos. Podemos comparar as aves de estimação aos tradicionais, cães e gatos, porém temos que ter atenção em alguns pontos de suma importância. Você encontra veterinário para tratar cães e gatos com facilidade, mas especialistas em aves é mais difícil e assim como nós ficamos doentes e precisamos de médico, elas também precisam. Você encontra ração para cães, para gatos, também encontrará a ração extrusada específica para a espécie de ave pet que você possui. Aves da nossa fauna precisam ser adquiridas em criatório autorizado pelo Ibama, ter a documentação correta e anilha. E as aves silvestres exóticas também precisam estar de acordo com as normas.


CRIATIVOS - Qual foi a motivação que a levou a escrever histórias cujos protagonistas são esses simpáticos emplumados?

KÉLLYDA CASEMIRO - A minha paixão são as aves, em particular os psitacídeos. Sou tutora de alguns psitacídeos e eles me inspiraram a escrever a respeito deles com leveza e informação. Por exemplo, o Ninja e o Capoeira, são minhas calopsitas e estão com cinco anos de idade.  Eles são uma grande inspiração.


CRIATIVOS - Você escreve para crianças, embora seja lida por adultos também. Na sua opinião, o efeito que a leitura pode provocar em quem lê, é diferente na criança e no adulto?

KÉLLYDA CASEMIRO - É diferente pois a criança, ela é muito visual, então primeiramente se apaixonam pelas ilustrações, pela fofura das aves e depois pelas informações. Os adultos gostam de ambos (informações/ ilustrações), mas principalmente de aprender e entender que não é tão simples cuidar de uma ave.


CRIATIVOS - Fale mais um pouco sobre essas aves.

KÉLLYDA CASEMIRO - Os psitacídeos (Psittacidae) são aves inteligentes e muito engraçadas, que possuem o cérebro muito desenvolvido, o que as tornam ótimas companheiras. Elas possuem a capacidade de imitar com facilidade todos os tipos de som, inclusive palavras. Essas aves possuem diversas características que as diferem das demais. Eu gosto de ressaltar duas dessas características que são as principais, na minha opinião. Os psitacídeos possuem o bico bem característico, ele é alto e curvo. Eles possuem 4 dedos em cada pé, são dispostos em 2 x 2, ou seja, um par voltado para frente e outro par de dedos voltado para trás. Os pés são extremamente ligeiros e habilidosos, o que confere uma característica poderosa para escalar árvores, galhos e ainda manipular as sementes e frutos. Fora que é lindo observar uma ave segurando a fruta com o pezinho e se alimentando. Ressalto que se uma pessoa se interessar por essas aves, após conhecer mais sobre elas, e quiser cria-las como pet não deve agir precipitadamente.  Antes disso, precisará fazer uma boa pesquisa e analisar se tem lugar para esta em sua vida. A posse responsável do animal garante o bem-estar dele e da sua família. O primeiro passo é verificar se o estabelecimento que está vendendo os psitacídeos é certificado pelo Ibama, e exigir toda a documentação comprovando isso antes de realmente efetuar a compra. É preciso que fique atento. Antes de levar a ave para casa será necessário preparar o ambiente para recebê-la com tudo que é necessário para seu bem estar e sua saúde.


Contatos da autora: Instagram: Kellyda_a_cFacebook: Kéllyda Casemiro


 

Cedro Rosa: Impulsionando a Economia Criativa e Cultura Global

Promovendo a Certificação Global



A Cedro Rosa Digital tem se destacado como uma força motriz no desenvolvimento da economia criativa e da cultura. Com seu enfoque na certificação e distribuição de obras e gravações musicais, a empresa garante que compositores independentes em todo o mundo recebam os royalties que lhes são devidos. Este processo inovador não só protege os direitos autorais, mas também incentiva a criação de novas obras, fomentando a diversidade cultural e a inovação artística.


Produções de Alta Qualidade

A Cedro Rosa Digital também se dedica à produção de discos, filmes e séries que celebram a rica herança musical brasileira. Projetos como "Partideiros" e "+40 Anos do Clube do Samba", em coprodução com a TV Cultura de São Paulo, geram centenas de empregos e renda para diversos profissionais, além de promoverem a cultura brasileira globalmente. Estas produções de alta qualidade não só entretêm, mas também educam e inspiram audiências de todas as idades.


Portal CRIATIVOS!: Um Ponto de Encontro para Criadores

Há quatro anos, o portal CRIATIVOS! (www.criativos.blog.br) vem reunindo diariamente escritores, artistas, pensadores e criadores em uma publicação online. Este espaço se tornou um ponto de encontro vital para a comunidade das artes, cultura, ciência e economia criativa. O portal não só divulga conteúdos de alta qualidade, mas também promove a colaboração entre profissionais de diferentes áreas, fortalecendo a rede criativa global.


Links Úteis



0 comentário

Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page