Lucho Samba - Samba em Espanhol, com Luis Cebreiro
A Cedro Rosa Digital apresenta uma bela novidade no mundo do samba, um disco em espanhol, estrelado pelo Uruguaio/Espanhol/Carioca Luis Cebreiro: Lucho Samba.
Escute aqui na Spotify.
Lucho Samba, é o nome artístico de Luis Cebreiro, nascido em Montevidéu-Uruguai em 1962, tem tripla nacionalidade, ele também é Espanhol e Carioc, cantor e Compositor de Samba De Raíz.
Apaixonado pelo Rio De Janeiro.
Lucho Samba mora no Rio de Janeiro desde o ano 2011, apaixonado pelo Rio, elenunca mais deixou a cidade maravilhosa. É Cidadão Legal Brasileiro.
Antes de vir a morar ao Rio De Janeiro, Lucho Samba não era cantor, não era compositor, não era músico, o único contato que ele teve com a música foi como Deejay Profissional no Uruguai e na Espanha, no final da década dos 70's, e nas décadas dos 80's e 90's, alternando com outras atividades profissionais.
Desde a chegada de Lucho Samba ao Rio, ele fez uma grande amizade com os integrantes do Grupo Galocantô, o maior grupo de Samba De Raíz da cena carioca contemporânea. Com alguns "Galos" fez uma amizade além de especial, como é o caso do Cavaquinista do grupo na época, Pablo Amaral "Gamarra", que foi quem lhe abriu as portas de todas as Casas e Rodas De Samba da cidade, e lhe apresentou a muitos dos principais Músicos e Artistas das Rodas, dos Shows, e das gravações de Samba de Raíz. O mesmo aconteceu com o Percussionista e Compositor do Galocantô, Edson Cortes "Dinho", (hoje ele têm uma linda Praça com o seu nome no bairro da Glória).
Dinho foi quem lhe ensinou os fundamentos do estilo e qual é a verdadeira raiz do Samba, além de ser o professor junto com Gamarra, na instrução do repertório, sendo muito influentes e determinantes na formação de Lucho Samba, como Intérprete ou Compositor. Também existem outros muitos sambistas que influíram na formação de Lucho Samba, pois o envolvimento com o mundo do Samba Carioca só aumentou desde aquela época, se tornando um Sambista bem quisto, bem recebido pela classe, e reconhecido pelo seu trabalho diferenciado em favor do Samba.
Álbum “Terra Que Me Abraça”
Terra Que Me Abraça, é o título de uma música que é uma parceria de Lucho Samba, com o grande compositor carioca Raúl DiCaprio, e que intitula o álbum que apresenta ao público os trabalhos de Lucho Samba. Também é um título que expressa todo o sentimento que Lucho Samba teve quando chegou ao Rio De Janeiro, de se sentir abraçado e querido por essa cidade maravilhosa, e também expressa o sentimento de amor recíproco e gratidão que o artista têm pelo Rio de Janeiro. O álbum “Terra Que Me Abraça” contém 11 faixas.
Nesse primeiro álbum Terra Que Me Abraça, Lucho Samba apresenta a sua obra prima "Amanhã Não" (Samba-Canção, 2015), que é o primeiro Samba que ele fez como compositor, sozinho, letra e música, e que canta com Marcelle Motta, a grande voz da Nova Geração do Samba. Também se apresenta a primeira composição de Lucho Samba em parceria junto com o genial João Martins, com quem também divide a gravação da faixa “Iluminou”. O clipe de lançamento do trabalho é com um Samba-Bolero, uma versão em Espanhol da música "Quando A Dor Já É Demais", uma composição de João Martins e Leandro Fregonesi.
Destaca especialmente uma composição de Lucho Samba em parceria com o saudoso Pablo Amaral "Gamarra" e com João Martins, intitulada "Meu Coração Dispara", um Samba com a levada e pegada da música de New Orleans, onde o Banjo é grande protagonista (a última composição produzida de Gamarra antes de vir a óbito), e que na gravação conta com a participação de luxo da voz de Jorge André, do grupo Galocantô.
Samba.es - Antologia do Samba Em Espanhol
Hoje em dia, Lucho Samba é o único Sambista no mundo que consegue fazer uma Roda De Samba cantada na íntegra em outro idioma que não seja o Português, nesse caso, em idioma Espanhol. Ou também fazer um show de palco cantando Sambas em Espanhol. Aliás, não havia precedentes na história do Samba de ter sido feita uma Roda cantada em qualquer um idioma que não fosse o Português do Brasil, porém isso foi até a chegada de Lucho Samba, pois ele já fez isso em um local muito badalado do Rio de Janeiro, o popular e reconhecido Beco Do Rato, onde celebrou a primeira Roda de Samba feita no Rio de Janeiro e no Brasil, cantada na integra em Espanhol.
SAMBA.es, pretende divulgar o Samba De Raíz para todo o público de Hispano-América, e a um novo mercado de 600.000.000 (milhões) de pessoas em todo o mundo que falam Espanhol, e que ainda não conhecem e não consomem o Samba de Raíz pelo fato do idioma, mas que são potenciais consumidores de Samba em Espanhol.
Produzir e divulgar o Samba em Espanhol para esse novo público, poderia gerar benefícios para o Rio, para os Sambistas, e para os financiadores de SAMBA.es. Para Lucho Samba, o projeto é também um jeito de ele retribuir ao Rio de Janeiro, o acolhimento e carinho que ele teve ao chegar à cidade maravilhosa.
Contato para shows:
Paulo Figueiredo
Orum Produções
21 981456944
A Cedro Rosa Digital tem investido fortemente em feiras internacionais para promover seu projeto de certificação internacional de obras e gravações, o CERTIFICA SOM, que busca garantir o correto pagamento de direitos autorais e gerar empregos e renda para centenas de milhares de artistas independentes ao redor do mundo.
Entre os dias 14 e 18 de outubro, a Cedro Rosa participou da GITEX 2024, em Dubai.
O projeto de certificação musical, chamado CERTIFICA SOM conta com o apoio de importantes parceiros como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), reconhecida por seu trabalho em blockchain e inteligência artificial, além de instituições como a EMBRAPII e o SEBRAE, que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e empresarial do projeto.
Também fazem parte dessa rede de suporte associações de renome internacional, como ASCAP, SACEM e ECAD, que são parceiros da Cedro Rosa Digital na arrecadação e distribuição de arrecadação de exibiçōes públicas de obras e gravações.
Entre os serviços oferecidos pelo CERTIFICA SOM, destacam-se a certificação precisa de músicas, compositores, intérpretes e ficha técnica, assegurando que todos os envolvidos sejam corretamente creditados e recebam seus direitos autorais de forma justa.
A plataforma também oferece soluções de licenciamento para uso comercial em publicidade, filmes, jogos e outras mídias, ampliando o acesso ao mercado global para artistas independentes.
Commenti