Escola de Música da AMC.
Lena de Souza, para CRIATIVOS!
Oi, amigos! Sou Lena de Souza, uma das coordenadoras da Escola de Música da AMC.
Nossa escolinha, é assim que os alunos carinhosamente a chamam, funciona em um lindo quintal em Vilar dos Teles, São João de Meriti.
Vocês bem podem imaginar a dificuldade de sobrevivência de um projeto que trabalha com crianças de baixa renda, com cultura brasileira e na periferia da cidade, não é? Mas, muito orgulhosamente, estamos completando 23 anos de funcionamento. Nossa escola funciona de segunda à sexta-feira das 8:30 às 17:30.
Nestes últimos 10 anos, o que nos permitia abrir a escola diariamente, antes da pandemia, agora também estamos em isolamento social, foram as doações dos “Amigos da AMC”. Grupo de pessoas solidárias e comprometidas com a mudança da desigualdade social em nosso país.
Trabalhamos com crianças e jovens carentes de formação, informação e cidadania. Não há nenhum pré-requisito para participar de nossa escola. Não fazemos teste de aptidão. Os alunos estudam com os instrumentos de nossa escola.
O jovem que tiver aptidão para a música, encontra em nossa Escola de Música, toda a formação teórica e prática do seu instrumento e, além de se tornar um instrumentista, pode vir a ser um monitor, um instrutor e professor de música. Outros alunos, mesmo que não venham a ser instrumentistas, encontram espaço para aguçarem sua sensibilidade, sua cidadania, aprendem a trabalhar de forma coletiva.
Todos os nossos alunos lêem partitura.
Todos os nossos professores foram formados na própria Escola de Música da AMC.
É muito gratificante vê-los, espalhados pelo quintal, com suas partituras estudando Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Monarco, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Wilson Moreira e tantos outros grandes mestres que temos.
Escute A Musica e Eu (Tuninho Galante e Marceu Vieira ) - Cedro Rosa.
No trabalho com crianças e adolescentes, de baixa renda, logo aparece o problema da profissionalização. Muito cedo esses adolescentes se vêm obrigados a abandonar seus estudos por conta da dificuldade financeira enfrentada por suas famílias.
Temos vários grupos formados: Grupos de Choro / Orquestra de Cordas e Sopros / Flautistas da AMC / Orquestra de Percussão / Grupos de Samba / Banda de Pífano , etc.
Estes grupos de instrumentista, constantemente fazem apresentações em praças, teatros, escolas, asilos, centros culturais, orfanatos, instituições, festas, etc...
Temos conseguido mostrar, através do sucesso das apresentações, que a música é uma alternativa profissional.
Tivemos, durante mais de 15 anos, nosso projeto “Oficina de Samba e Choro”. Um sábado por mês, recebíamos em nosso quintal, compositores, intérpretes e músicos, respeitados por seu envolvimento com nossas raízes culturais apresentando-se para a comunidade. Esses artistas foram sempre, e somente, acompanhados pelos instrumentistas da Escola de Música da AMC. Alguns artistas que participaram deste projeto: Turíbio Santos, Nei Lopes, Ademilde Fonseca, Nelson Sargento, Áurea Martins, Wilson Moreira, Dorina, Daniela Spielmann, Zé da Velha, Silvério Pontes, Odete Ernest Dias, Monarco, Nicolas Krassic, Nilze Carvalho, etc.
A partir destas apresentações, vários músicos da AMC foram convidados por alguns artistas para participarem de gravações, de shows, etc.
Mais um importante momento dado aos alunos/músicos de se aperfeiçoarem, verem seu trabalho reconhecido e receberem um cachê.
Geralmente os alunos estão na Escola de Música diariamente. Nossa Escola tornou-se um lugar de encontros, de estudos, de lazer, de afeto, de entretenimento e informação.
É com muito orgulho que podemos afirmar que, hoje está implantado um trabalho de sucesso, tanto do ponto de vista musical, como de cidadania, e de fundamental importância para a comunidade.
“Esta é nossa maneira de combater a violência!”
“Esta é nossa maneira de lutar pela paz!”
Conheçam um pouquinho mais: www.escolamc.com.br
Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Tudo online!
A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.
Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.
A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
Playlist da Cedro Rosa no Spotify e no Youtube. Músicas disponíveis para licenciamentos.
A Cedro Rosa representa milhares de obras musicais originais. Escute as playlists nas plataformas mais famosas do mundo.
O Melhor da MPB
Bossa Nova / Spotify
Instrumental Esporte Fino / Youtube
Playlist Carnaval 2021 - Cantando e sambando com distanciamento social ou em Casa! / Spotify.
Todas essas obras são representadas pela Cedro Rosa.
Abra um perfil em nosso site.
Consulte-nos para sincronizações para trilhas sonoras.
Acompanhe nossas redes sociais.
Comentários