top of page

O "smart use" do smartphone

Foto do escritor: Paula SabbagPaula Sabbag




A internet móvel entrou em nossa vida há pouco mais de uma década e às vezes temos a impressão de que sempre esteve conosco. Não conseguimos mais nos imaginar sem esse recurso e sua praticidade para executar inúmeras tarefas e atividades. Mas apesar de todos os benefícios que o celular conectado nos trouxe, a dificuldade em utilizá-lo de forma inteligente e produtiva, principalmente com relação ao tempo que passamos conectados, se tornou um grande desafio para muitos de nós.


Não se sabe exatamente qual a quantidade de tempo adequada para utilizar redes sociais, aplicativos e sites o que nos faz muitas vezes sentir que desperdiçamos tempo e deixamos de executar tarefas importantes ou fazer atividades mais interessantes. Mas como administrar o tempo que usamos nossos smartphones se hoje pagamos contas, fazemos pesquisas, lemos notícias e livros, trabalhamos, compramos, pedimos comida, jogamos, ouvimos música, ganhamos dinheiro, estudamos, nos divertimos, assistimos conteúdos, tudo através do celular? Fica difícil ter uma estimativa de quanto tempo devemos dedicar para cada atividade de fato.


Talvez a questão não seja o tempo que utilizamos os celulares mas as escolhas que fazemos ao utilizá-los. Creio não ser tarefa tão difícil distinguir o tempo útil do inútil quando utilizamos a internet móvel. Mas como julgar? Fale de excesso de uso de redes sociais para um influenciador digital ou de quantidade de tempo gasto em aplicativos de mensagens instantâneas e ligações de vídeo à uma mãe cujo filho mora fora do país. A palavra inutilidade perde totalmente o sentido.


Ou seja, como quase tudo nessa vida, quem pode e deve buscar equilíbrio e bom senso e utilizar esses recursos de maneira produtiva somos nós mesmos. Afinal, nossas prioridades, nossa rotina, nossa forma de trabalhar, estudar, se divertir, se relacionar com as pessoas e com o mundo é só nossa e de mais ninguém, assim como nossa busca por qualidade de vida. E não há dúvidas de que os smartphones não podem ser mais "smart" do que nós.


De Paula Sabbag para CRIATIVOS!


 

Escuta essa!



Café com Música



 

Música: registro e distribuição mundial.


Cedro Rosa Digital cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas,

para gerir direitos autorais e licenciar músicas, em parceria com grandes players mundiais.

Conheça mais de 3 mil músicas certificadas.


Veja como participar aqui.



Comments


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page