Pesquisadora brasileira é eleita presidente do Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada

Professora da UFRJ, Helena Judith Nussenzveig Lopes foi empossada no fim de janeiro com a responsabilidade de comandar o CIMPA, associação que trabalha para o fomento da pesquisa matemática em países em desenvolvimento; mandato vai até 2029
A matemática brasileira alcançou uma importante realização neste primeiro bimestre de 2025. Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a carioca Helena Judith Nussenzveig Lopes foi eleita a nova Presidente do Centre International des Mathématiques Pures et Appliquées (CIMPA) para um mandato de quatro anos. A entidade, com sede em Nice, na França, oficializou a nova Comissão Executiva no último dia 30 de janeiro.
Na tradução literal, o Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento da pesquisa matemática em países em desenvolvimento. Trata-se de um centro da UNESCO de categoria 2, ou seja, são polos de expertise que prestam serviço à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) e a todos os seus Estados membros.
O CIMPA trabalha em parceria com outras organizações com objetivos semelhantes, como a União Matemática Internacional (IMU), a Sociedade Europeia de Matemática (EMS) e o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP). A entidade patrocina diversas atividades, com destaque para Escolas de Pesquisa, Cursos & Bolsas CIMPA, Pesquisa em Pares e acordos específicos.
Até janeiro de 2029, Helena terá o respaldo da Vice-Presidente Sophie Dabo-Niang, docente na Universidade de Lille, na França, do secretário Jorge Mozo-Fernandez, pesquisador e docente na Universidade de Valladolid, na Espanha, e do tesoureiro Joachim Yameogo, docente na Université Côte d’Azur, em Nice, na chamada Comissão Executiva do CIMPA.
A experiência da professora da UFRJ no CIMPA data de 2013, quando Helena assumiu a condição de membra do Conselho Científico da associação. A brasileira permaneceu na equipe até 2021 e aprova a experiência. “O CIMPA é um trabalho de serviço à comunidade. A missão do CIMPA é muito nobre: contribuir para desenvolver a matemática onde ela ainda não está bem desenvolvida”, avalia.
Em junho do ano passado, Helena foi eleita para o Conselho de Administração (“Governing Board”) após uma votação de todos os membros do CIMPA na Assembleia Geral. Na sequência, o recém empossado Conselho de Administração escolhe a composição da nova Comissão Executiva. Na visão de Helena, a matemática brasileira certamente ganhará visibilidade no cenário científico internacional e ela reforça a valorização da entidade à questão de gênero e outras minorias na sociedade.
“O CIMPA prioriza de modo muito sério a valorização da diversidade e inclusão. Ações específicas na direção de representatividade incluem exigir que cada Escola de Pesquisa tenha, no mínimo, 30% de mulheres e 30% de homens no Comitê Científico, no Comitê Organizador e entre os pesquisadores que ministram os minicursos”, revela a carioca, referência nas áreas de Dinâmica dos Fluidos e Equações Diferenciais Parciais.
Doutora em matemática pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, Helena ainda realizou estágios de docência e pesquisa na Univ. of Kentucky, na Indiana Univ., na Penn State e na UC Riverside, além de um período como professora visitante na também conceituada Brown University, também em solo estadunidense. Além disso, foi Simons Fellow no Instituto Newton em Cambridge, no Reino Unido. A carioca foi docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 1992 a 2012 e compõe o Departamento de Matemática da UFRJ desde 2012.
Em 2022, ela foi eleita membra titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS), também é integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fellow da Sociedade de Matemática das Américas (AMS) e da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial (SIAM). Além disso, Helena foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador, recebeu o prêmio TWAS em Matemática de 2022, e foi conferencista convidada no Congresso Internacional de Matemáticos de 2018.
Helena chefiou a editora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no período entre 2008 e 2010, e também foi segunda Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), de 2011 a 2013.
Cedro Rosa Digital, música certificada de alta qualidade,
disponivel para downloads e trilhas sonoras diversas.
Escute essa playlist!
Comments