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Projeto Uerê


Yvonne Bezerra de Mello

 

O Projeto Uerê é uma organização sem fins lucrativos localizada no Complexo de Favelas da Maré na comunidade Nova Maré, um dos territórios mais violentos da cidade do Rio de Janeiro. O Projeto Uerê foi fundado em 1998, cinco anos depois da chacina da Candelária em 1993, cujas crianças e adolescentes daquele grupo eram atendidos por mim no projeto "escola sem portas nem janelas”. Foram 13 anos de trabalho nas ruas, dos quais cinco anos debaixo de um viaduto no Mangue, no centro da cidade, em um espaço precário até a fundação no formato escola como temos ainda hoje.



No ano 2000, terminei de escrever a pedagogia Uerê-Mello, específica para crianças vivendo em países em guerra e em territórios com guerrilha urbana.A pedagogia é o resultado de décadas de estudos, e de experiência em ensinar filhos de imigrantes na França, onde escrevi a tese "problemas cognitivos em criança em países em guerra”, e prática em alguns países africanos como Etiópia e Eritréia.


O Projeto Uerê tem um nível altíssimo de resiliência, colocando à prova métodos específicos de desenvolvimento cognitivo, educando ao mesmo tempo em que provê aos alunos 3 refeições diárias, além de aulas curriculares de português, matemática, história, geografia, ciências e idiomas, filosofia, sociologia, história, oferece oficinas de arte, música, futebol, alfabetização digital e formação em TI, sempre de acordo com as práticas da Pedagogia UERÊ-MELLO, que revoluciona a gestão de sala e como repassar os conteúdos.  O Projeto Uerê atende hoje 270 alunos de cinco a 18 anos.


A exposição precoce a ambientes violentos tem efeitos prejudiciais em inúmeros aspectos do desenvolvimento infantil e juvenil, e é uma característica frequente dos alunos que vivem especialmente em áreas urbanas de alta densidade populacional e ocupada pelo tráfico de drogas ou milÍcia. Com nossa pedagogia, aplicamos um conjunto de princípios pedagógicos que orientam a incorporação de práticas não convencionais voltadas à remediação cognitiva e socioemocional.  O desfecho cognitivo no processamento fonológico (consciência fonológica, nomeação automatizada rápida, e memória de trabalho verbal) apresentam uma alta resiliência assim como as habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica, o que motiva os alunos a aprenderem.  


A falta de interesse nas aulas é influenciada pela ausência da atratividade do ensino e o distanciamento entre a teoria e cotidiano dos alunos. O Projeto Uerê preenche essa lacuna com aulas interativas, de curta duração, aguçando a criatividade e aumentando o conhecimento de maneira mais lúdica.


Desde o ano 2000 não temos maternidade ou paternidade precoce, bullying ou violência dentro da escola e encaminhamos a maioria dos alunos formados e capacitados para o mundo do trabalho. Devido às suas características e ao seu sucesso acadêmico, a Pedagogia Uerê-Mello foi apontada pela UNICEF como uma das cinco melhores no mundo para o ensino de crianças e adolescentes vivendo sob violência constante.


Nestes 26 anos, cerca de 15.000 professores foram capacitados na pedagogia no Brasil e em países que recebem refugiados na Europa. A pedagogia também foi política pública em 150 escolas entre 2008 e 2015 e 15 prefeituras tiveram seus professores capacitados.


Acreditamos que apesar das diferenças de classes e de ensino no país, é possível diminuir a pobreza pela educação de qualidade e qualificação.


Conheça e apóie o projeto UERE.

 

Yvonne Bezerra de Mello

Mestre em Políticas Públicas

Mestre em Letra e Linguistica

Presidente do Projeto uerê


 

Cedro Rosa Digital: Inovação através de pequenos patrocínios em massa, com desconto no Imposto de Renda



COMO APOIAR!

( qualquer valor )


Depósito direto na Conta do Projeto + 40 ANOS DO CLUBE DO SAMBA

Banco do Brasil - Banco: 001 - agência: 0287-9

conta corrente: 54047-1

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Informe pela e-mail os dados e comprovante de deposito, para emissão do recibo


 

ARTE DO POVO, PARA O POVO E COM O POVO



A Cedro Rosa Digital, uma plataforma brasileira dedicada à certificação e distribuição de obras musicais, tem inovado ao utilizar os mecanismos dos Artigos 1-A e 3-A da Lei de Incentivo à Cultura para promover pequenos patrocínios em massa. Essa estratégia tem permitido o financiamento de importantes projetos culturais, como:

  • +40 Anos do Clube do Samba: Um documentário que celebra o legado do Clube do Samba, uma das instituições mais importantes na promoção do gênero musical no Brasil.

  • A História da Música Brasileira na Era das Gravações: Uma mini-série que explora a evolução da música brasileira desde os primeiros registros fonográficos até a era digital.

  • Partideiros 2: Um longa-metragem que dá continuidade ao aclamado "Partideiros", destacando grandes nomes do samba e suas histórias.


 

Incentivos Fiscais: Uma Ferramenta Global de Fomento à Cultura e Entretenimento


Em todo o mundo, países utilizam leis de incentivos fiscais como uma ferramenta poderosa para fomentar a produção cultural, cinematográfica e televisiva. Essas políticas têm se mostrado eficazes não apenas para apoiar artistas e produtores locais, mas também para atrair grandes produções internacionais, gerando emprego e renda, além de promover o turismo cultural.


Exemplos de países líderes em incentivos fiscais culturais


Estados Unidos: Nos EUA, diversos estados competem para atrair produções oferecendo generosos incentivos fiscais. A Califórnia e a Geórgia são exemplos notáveis, com créditos fiscais que podem chegar a 30% dos custos de produção. Isso tem atraído grandes produções de Hollywood, como séries da Netflix e filmes da Marvel.


Reino Unido: O Reino Unido também é um grande player no campo dos incentivos fiscais. Oferece até 25% de reembolso nos custos de produção, o que tem atraído produções icônicas como a série "Game of Thrones" e filmes da franquia "James Bond".


Canadá: O Canadá é conhecido por suas políticas favoráveis, com créditos fiscais federais e provinciais que podem totalizar até 45% dos custos de produção. Toronto e Vancouver são destinos populares para produções americanas.


França: A França oferece um crédito fiscal de 30% para produções estrangeiras, incentivando a filmagem de produções internacionais no país. Este incentivo tem sido um fator crucial na decisão de filmar grandes produções em cenários icônicos franceses.


Como participar

Participar do financiamento desses projetos é simples e acessível a todos. Empresas e indivíduos podem destinar parte de seus impostos devidos para apoiar a produção cultural através dos mecanismos dos Artigos 1-A e 3-A. Esses artigos permitem que uma parte do Imposto de Renda devido seja direcionada a projetos culturais aprovados, proporcionando uma forma de apoio financeiro sem aumento de custos para os patrocinadores.


Para mais informações sobre como participar e contribuir para o desenvolvimento da cultura brasileira através da Cedro Rosa Digital, visite Cedro Rosa Digital.


A utilização de incentivos fiscais para a cultura é uma prática global que tem mostrado resultados positivos tanto para a economia quanto para a preservação e promoção das artes. A inovação da Cedro Rosa Digital em promover pequenos patrocínios em massa é um exemplo inspirador de como essas políticas podem ser utilizadas de maneira criativa e eficaz.


Referências:

  1. Tax Credits for Filming in California

  2. UK Film Tax Relief

  3. Canadian Film or Video Production Tax Credit

  4. France’s Tax Rebate for International Production


Essa matéria apresenta uma visão abrangente de como os incentivos fiscais têm sido usados globalmente para promover a cultura, com um foco especial na inovação da Cedro Rosa Digital no Brasil.


 



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