top of page

RPPNs para sempre: contos, encantos e desafios Um livro de Imersão no mundo das RPPNS


Maria Cristina Weyland Vieira, Renata Bomfim e Andressa Novaes


A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) completou trinta anos e apresenta uma rica bibliografia. Entretanto, o mundo dinâmico da preservação em terras privadas faz com que novas demandas surjam, promovendo sempre novos diálogos. Foi a demanda de escuta dos RPPNistas o germe da obra RPPNs para sempre: contos, encantos e desafios. A ideia inicial surgiu com um grupo de RPPNistas e a sua concepção foi sendo ampliada com a chegada de novos colaboradores da área ambiental.


A arquitetura desse livro acolhe, de forma poética, relatos de RPPNistas situados nos variados biomas e ecossistemas brasileiros, desvelando histórias de criação, singularidades, belezas naturais e desafios enfrentados no decorrer da gestão: um sonho, um desejo, um objetivo, um legado, são tantas as motivações, sendo que das maiores, sempre está presente o amor pela natureza. Mas a obra mostra que, não só de amor se faz conservação, é preciso ação, engajamento e coragem.


Em 2021, por meio das redes sociais, a equipe organizadora convidou proprietários de RPPNs para participar da obra, estendendo o chamado para gestores e pesquisadores da área. A acolhida ao projeto foi surpreendente e o trabalho iniciado. Além do desejo de compartilhar experiências, essa obra aborda, dados técnicos e informações relevantes sobre a história de criação dessa modalidade de área protegida, ao passo que celebra os 30 anos de existência da Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN). O livro acolhe variados gêneros literários e foi respeitada a variação linguística de cada relato, o que nos leva a uma leitura leve, divertida e bastante informativa sobre o dia a dia dos RPPNistas.


O objetivo fundamental desta obra era incentivar e valorizar o compartilhamento das histórias, belezas e desafios das RPPNs, com vistas a promover um intercâmbio de conhecimentos entre as RPPNs brasileiras e incentivar outras pessoas a criarem RPPNs. Vimos, porém, que a obra se tornou também uma amostra da riqueza de olhares e dizeres existentes dentro desse universo de ambientalistas.


O livro foi organizado e produzido em regime de voluntariado e a participação nele gratuita para os RPPNistas. A obra está prevista para ser lançada em 2022, inicialmente no formato E-book. No seu escopo observam-se relatos que abordam questões atuais e pertinentes sobre gestão, como sucessão, resolução de conflitos, parcerias e projetos que fazem do livro um compêndio de experiências que inspiram e podem ser replicadas em outras áreas protegidas.


Esse projeto encontra grande relevância ao contribuir para com a visibilidade das RPPNs distribuídas em todos os biomas brasileiros. As mais de 1.755 RPPNs são iniciativas de pessoas, empresas e instituições que definem seus remanescentes de ecossistemas nativos para preservação perpétua, ratificadas pelo reconhecimento oficial dessas reservas, por parte dos órgãos governamentais de meio ambiente.


De acordo com Beto Mesquita, gestor e pesquisador especialista em áreas protegidas, especialmente em RPPNs: “É a beleza dessa diversidade de exemplos, casos e ‘causos’ que este livro revela. [...] Os textos reunidos neste livro trazem os sonhos, as histórias, as conquistas e os desafios e as angústias de pessoas que decidiram agir. O pesquisador destaca, ainda que os RPPNistas “são seres humanos que, entendendo a beleza e o sagrado de compartilhar este Planeta com tantos e tão diversos seres de outras espécies, famílias e reinos, têm dedicado sua vida à proteção da natureza”. A obra conta, ainda, com entrevistas da Dra. Sônia Weidman e Cleyton Lino, personalidades importantes para a história de criação da categoria RPPN.


Frente à crise ambiental pela qual passa o planeta, as RPPNS despontam como uma possibilidade altamente viável de proteção da fauna e da flora e o livro RPPNS para sempre: contos, encantos e desafios mostra a eficácia da parceria entre poder público e sociedade civil. Assim como um farol, ele é um chamado para todos aqueles que têm “... o sonho e a vontade de adquirir uma área verde e/ou de contribuir para a conservação efetiva da nossa natureza” é assim que o Ângelo Simões, proprietário e gestor da RPPN Refúgio Carolina, convida a todos para ingressarem nessa jornada, pois, “O planeta precisa mais do que nunca da nossa participação afetiva e efetiva para reverter os efeitos não desejados de séculos de exploração e destruição [...]. A hora de produzirmos natureza é agora”.


 


Maria Cristina Weyland Vieira

Maria Cristina Weyland Vieira - Geógrafa, Mestre em Geociências e Doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ- Diretora técnica da Confederação Nacional de RPPNs e atual Ponto Focal no Brasil da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN.



Renata Bomfim

Renata Bomfim - Doutora em Letras pela UFES, Arteterapeuta e Escritora. Gestora da RPPN Reserva Natural Reluz e Presidente do Instituto Ambiental Reluz (IAR). Articuladora regional da CNRPPN no Espírito Santo (ES).



Andressa Novaes Lima

Andressa Novaes Lima - Bióloga, Botânica / Ecologia de Ecossistemas Neotropicais pela Escola Nacional de Botânica Tropical-JBRJ. Atual Conselheira da Associação de RPPNS de Minas Gerais.

 

Música, Sustentabilidade, Florestas.



 

Cedro Rosa Digital

Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Mas como funciona?


 


 

Leia mais!

 

Gravações o vivo, Transmissões em Sreaming, na CR Streaming Live.


Podcasts, Lives com traduçao simultânea e descrição em libras.

informações: contato@cedrorosadigital.com.br


Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page