top of page
Foto do escritorCarlos Fernando Gross

Sean - Ou a gravata do James Bond

Carlos Fernando Gross, para CRIATIVOS!


Carlos Fernando Gross
Carlos Fernando Gross


Minha filha Mariana entrou na loja Bergdorf Goodman na quinta avenida em Nova York para comprar uma gravata de lembrança para seu pai. Loja vazia e o velho vendedor atento; depois de várias opções escolheu uma com padronagem cashmere em azul escuro. Deixou-a no balcão envidraçado quando um senhor alto por trás dela diz ao vendedor “adorei esta gravata” vou leva-la. Já estava vendida diz o vendedor.


Mas Sean Connery insistiu.


Mariana conversou com aquele ator enorme e muito charmoso, enquanto o vendedor corria no estoque e procurava uma outra igual. Encontrou e saíram ambos os compradores satisfeitos.



Sean Connery / James Bond / fonte; Youtube
Sean Connery / James Bond / fonte; Youtube

Sean, era escocês, um país pequeno com população de cinco milhões e pouco de pessoas no Norte da Grã-Bretanha; menor em população que o Grande Rio. Lá falam inglês misturado ao gaélico; o resultado nem sempre é compreensível. No país de Gales também não falam inglês puro; um dialeto celta é predominante.


Ambas regiões a menos de 300 km de Londres.


Incompetentes estes ingleses. Em um país ao sul do Equador fala-se uma só língua, há milhares de quilômetros entre cidades e regiões.


Os senhores na Escócia usam comumente saiotes com padronagem escocesa (óbvio) e não se sentem avexados; tem o melhor malte do mundo e lá se começou a prática deste esporte caminhante: o golf.


A Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte participavam como países nas Copas do Mundo de futebol, privilégio para quem inventou o nobre esporte bretão, privilégio absurdo cancelado a partir de 1978 pelo então presidente da FIFA.


O presidente anterior da entidade, Stanley Rous, foi derrotado na eleição de 1974.


Quando o presidente, que cancelou esta distorção britânica, saiu da presidência, uma campanha desmoralizadora contra ele foi implacável.


Memória longa tem esses ingleses.


E a gravata? Anos depois guardo a gravata que tenho certeza era a de Sean e a minha está em um armário nas Bahamas onde morreu James Bond.


Temos algo em comum além de sermos ambos de 25 de agosto, a gravata e a data.

12 anos de diferença.


Chivas 12 anos.


 

Criativos! é um diário digital voltado à Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.

Editado pela Cedro Rosa.

 

Música certificada para trilhas sonoras diversas, tudo online.

A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de música e conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo, criou a plataforma Cedro Rosa Digital, que reune em um único ambiente, quem cria e produz músicas com usuários e a indústria da midia, publicidade, audiovisual, games e conteúdos para contratos de licenciamento musical.


Ou seja, todos podem ter uma trilha sonora certificada, licenciada para um video caseiro, uma campanha na rede social ou um longa-metragem onde todos ficam satisfeitos: quem criou as músicas e quem as está licendiando. Os valores são a partir de R$ 9 reais.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações para trilhas sonoras diversas.


Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa





Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.


0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page