Sementes, a base de um artesanato brasileiro, por Mônica Carvalho
Mônica Carvalho, para o portal CRIATIVOS!
Em 1998 conheci Cida, uma catadora de lenha, nas matas de Lavras Novas, antigo quilombo mineiro. Ela me acolheu em sua casa, onde seu pai tramava cestos em taquara e folhas de bananeira, foram muitas prosas a beira do fogão à lenha que cozinhava o delicioso frango ao molho pardo, com fubá e quiabo “bom demais da conta”.
Foi neste astral que tudo começou, não dava para não apostar.
Voltei para Urbis impregnada, só pensava em fibras, frutos, sementes, raízes, pedras que transformaram minha varanda no nono andar hospedando rolinhas.
Minha vida mudou. Troquei os alunos pelos insumos da floresta, voltei a estudar. Passava as tardes na Carpoteca do Jardim Botânico pesquisando as maravilhas que haviam coletado.
Em 20 anos houve muitas transformações, a tecnologia me ajudou na preservação e manutenção das sementes, constatei a eficácia do raio gama e do simples choque térmico para evitar a decomposição da matéria que se tornou suporte do meu então novo ofício.
Foram as sementes que me levaram a incursões pelo nosso território nacional, sempre atrás dos fazeres artesanais, das tradições populares, do DNA do meu país.
Até hoje as sementes me encantaram pela forma e textura, são elas o meu suporte de criação, são elas que deslocadas de seu habitat me ajudaram a panfletar a importância das matas, rios, mar e ar.
Aprendi com os índios o puro prazer do fazer, o processo, o resultado é só uma consequência. Nosso fazer, nos transporta e nos identifica. Artesanato para mim, além de cultura, é educação, é um passo de vida.
Mônica Carvalho é artesã, nascida no Rio de Janeiro.
Desde 1998 vem adentrando o território brasileiro, interagindo com comunidades detentoras de fazeres artesanais, ouvindo suas lendas e resgatando nosso patrimônio cultural. Suas obras remetem aos atuais problemas ecológicos, alertam contra o descuido para com a natureza e extravasam um fio feminino de agressividade, indignação, elegância e sensualidade.
A Cedro Rosa Digital certifica obras e gravações musicais, ajudando a milhares de artistas a receber direitos autorais em todo o mundo, através do projeto CERTIFICA SOM.
CERTIFICA SOM: Inovação e Parceria Acadêmica
Além do portal, a Cedro Rosa Digital vem se destacando no campo da certificação musical com o desenvolvimento do projeto CERTIFICA SOM. Em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Parque Tecnológico da Paraíba, com apoio da EMBRAPII e SEBRAE, o CERTIFICA SOM visa a criação de uma plataforma que permitirá a certificação e distribuição de obras e gravações musicais de forma automatizada e global. Utilizando tecnologias como blockchain e inteligência artificial, o sistema garantirá que compositores, intérpretes e produtores recebam seus direitos autorais de maneira justa e eficaz em escala internacional.
Essa parceria acadêmica fortalece o projeto ao unir o conhecimento técnico da UFCG, uma das principais instituições brasileiras na área de tecnologia, com a experiência da Cedro Rosa no setor cultural. O objetivo é assegurar a correta identificação e creditação das músicas, promovendo a inclusão de todos os envolvidos na cadeia produtiva da música e gerando novas fontes de renda.
Participação em Feiras Internacionais
A Cedro Rosa Digital também marca presença em importantes feiras e eventos internacionais voltados à indústria criativa, reforçando a sua posição no cenário global. Entre as feiras destacadas estão eventos na China, Dubai e Havana, onde a empresa busca parcerias estratégicas e novas oportunidades para expandir sua atuação. Com apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Cedro Rosa leva o talento e a diversidade da produção cultural brasileira a novos mercados, ampliando as possibilidades de monetização e licenciamento de obras no exterior.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais.
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
Criativos! é uma revista digital de Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.
Editado pela Cedro Rosa.
Comments