top of page
Foto do escritorPaula Sabbag

Supermãe existe?


Paula Sabbag


Ser mãe é maravilhoso. Uma vez uma prima me disse uma frase que não esqueço: bem-vinda ao maior amor que você possa sentir na vida. Ela está certíssima. Porque pra ser sincera não daria para mensurar nem explicar esse amor. Agora, é fácil criar filhos? Não é, definitivamente. E o que tem me incomodado é que a sociedade moderna, os meios de comunicação e os profissionais da área infantil em geral parecem estar exigindo que sejamos super-mães. E com isso, ser mãe está perdendo o aspecto leve e divertido. E por esse motivo me deu muita vontade de escrever um texto para refletirmos juntos sobre como está difícil ser mãe/pai/cuidador nos tempos de hoje.


É claro que essa função tem um nível de responsabilidade indiscutível. Até aí tudo bem. Entretanto quantas regras, sugestões, conselhos existem pra criar um filho da maneira adequada ou ideal. E tudo isso começa lá no início da gravidez e pouco a pouco, a cada etapa, vem mais. E aí chega um momento que quando você se dá conta, tem que ter uma rotina estabelecida, horário pra sair da frente da tv, do celular e hora certa pra ir pra cama.Tem que ter alimentação saudável, tem que seguir as regras básicas de higiene, banho tomado e escovação dos dentes três vezes ao dia. E tem que brincar com as crianças, fazer passeio ao ar livre, o contato com a natureza faz muito bem a elas (a todos nós, é claro). E na educação no lar tem que ter limites, acolhimento, amor e disciplina. E muito cuidado também porque cada atitude tomada e frase falada pode dar mau exemplo ou criar crenças limitantes nos pequenos, o que poderá prejudicá-los na vida adulta.

E no meio disso tudo, aconteceu a pandemia. E aí tem que estar com a tarefa escolar feita e cuidar da parte emocional das crianças que estão sofrendo com tudo isso e muitas vezes não conseguem verbalizar o que sentem.



Marque, siga ou baixe essa playlist da Spotify, mas retorne ao texto!



Sabemos a importância de cada uma dessas coisas? Sem dúvida. Dá pra aplicar tudo, todo dia? Claro que não. É uma realidade absurdamente inviável. Quem cria ou cuida de uma criança sabe muito bem disso. E pra finalizar temos também que lidar com as fases da criança e não são poucas. E juro, se eu soubesse que toda fase é temporária, se eu lembrasse constantemente que todas as dificuldades com as crianças e também todos os momentos bons têm prazo pra acabar, eu teria gasto muito mais energia com os momentos bons. Com o esconde esconde dentro de casa mesmo quando não dá pra sair. Perderia mais horas só admirando o sorriso da minha filha. Teria feito mais bolos de chocolate com ela. Teria me preocupado tão menos com a fase do faz escândalo pra lavar cabelo, faz birra, fica doentinha toda hora, tá comendo mal, tá com medo de ir ao banheiro sozinha... Tudo isso passa, muito mais rápido do que a gente supõe.


Sendo assim, vivenciando e refletindo sobre essas questões, será que eu aprendi a relaxar e a conduzir tudo com maior leveza? Não. Mas estou progredindo, estou aberta, disposta, flexível. E isso me dá maiores condições de voltar a vislumbrar a melhor parte de ser mãe com maior rapidez quando não consigo fazer tudo do jeito que eu gostaria, quando muitas coisas ficam fora de controle, quando me frustro. Como disse, ser mãe é maravilhoso. Que eu continue lembrando disso todos os dias para facilitar o processo todo. Acredito também que relaxar, deixar de ser importar tanto com absolutamente tudo e se culpar menos é mais simples na teoria do que na prática. Mas vale muito a pena tentar.


Música, sempre é hora de escutar!


E penso que esse exercício não cabe só para as mães. Ele se encaixa na verdade em nossa vida profissional e pessoal.


Que possamos sempre fazer o nosso melhor. Sem se cobrar demais, sem se esforçar de menos. Que o erro aconteça e nos ajude a trabalhar o nosso auto conhecimento. Tudo bem se a gente não der conta de tudo. Sempre há oportunidades para a melhora, sempre há o dia seguinte. Mas que isso não nos coloque na posição do comodismo, da zona de conforto.


Para a frente, assim devemos caminhar.


 

Vejam essa Live que participei ao lado de meus colegas da Revista CRIATIVOS!




Hora de escutar esse Mix Musical!


 

Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro.

Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page