Tarde de inaugurações no Triplex nesta quarta-feira, com duas novas exposições
Três Artistas em Construção, projeto permanente do Triplex que busca visibilizar talentos, chega à sua terceira edição:
ROBERTA GOMES MIRANDA é artista visual, nascida e atuante na cena cultural da cidade de Nova Iguaçu. Atualmente trabalha na secretaria de Cultura, onde faz a gestão do Complexo Cultural Mário Marques. Ela é formada em História e também escritora.
CLÁUDIO GABRIEL, também ator, diretor e professor, se utiliza da poluição visual urbana em uma pintura-processo, onde várias camadas em princípio esboçadas vão ganhando forma pela incorporação de elementos mais rebuscados a pichações e lambe-lambes, com influencias Pop e expressionistas.
O artista multimídia niteroiense GABRIEL GARIBA completa a trinca, com uma pesquisa visual sobre as relações humanas na sociedade contemporânea. Seu trabalho passou recentemente por locais como Bienal Internacional de Arte Contemporânea em Curitiba, CAN Pandemic ART em Nápoles (Itália) e SESC-RS. Recebeu, ainda, o prêmio Aldir Blanc na categoria Trajetória Cultural em SC.
A mostra LIVROS DE ARTISTAS, que também inicia nesta data, combina os trabalhos de vários nomes relevantes na cena local e é a primeira do Triplex nessa modalidade. TRIPLEX: O Território Regional Independente, Plural e Experimental é um projeto idealizado pelo artista visual Raimundo Rodriguez/Caza Arte Contemporânea, Luisa Gomes Cardoso (Canteiro de Alfaces) e Janete Scarani; materializado em parceria com Wladimir Jung Advogados Associados. No imóvel histórico e tombado que já foi escritório jurídico de Rui Barbosa acontecem, ininterruptamente, desde 13 de julho de 2022, ações semanais com conversas, trocas e discussões com artistas, produtores culturais, professores e pesquisadores. Triplex: Rua do Rosário, 74, Centro – Rio de Janeiro. Data: 20 de Setembro de 2023, das 13 h às 18 h.
Cultura e Economia Criativa
A Economia Criativa é uma força que permeia nossa vida cotidiana, muitas vezes de forma imperceptível, influenciando nossas escolhas diárias. Seja ouvindo música, consumindo notícias em jornais e revistas, apreciando pratos típicos e petiscos, sintonizando rádio, assistindo televisão ou navegando na internet, todos nós participamos desse setor, mesmo que não tenhamos plena consciência disso. Surpreendentemente, a Economia Criativa representa cerca de 3% do PIB, tanto no Brasil quanto em outros países líderes.
No contexto da música independente, a Cedro Rosa Digital desempenha um papel de destaque. A empresa atua certificando e distribuindo músicas de artistas independentes, oferecendo uma plataforma crucial para que esses talentos alcancem um público mais amplo. Além disso, essa iniciativa não apenas promove a diversidade musical, mas também cria fontes de renda valiosas para músicos que muitas vezes enfrentam dificuldades para se destacar em um mercado competitivo.
Escute essa playlist de grande artistas brasileiros da Cedro Rosa, no Spotify.
Através da aplicação de tecnologia e inovação, a Cedro Rosa Digital se posiciona como um catalisador da Economia Criativa, conectando criadores e consumidores de música. Essa abordagem dinâmica não só impulsiona o crescimento econômico, mas também enriquece nossa experiência cultural, ressaltando a importância desse setor em constante evolução em nossa sociedade moderna.
Comentarios