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Foto do escritorVictor Loureiro

VIGÍLIA DE OLHOS FECHADOS (relendo O som e o Sentido – uma outra história das músicas, de José Miguel Wisnick).




           “O jogo entre som e ruído constitui a música.” Por isso, de quinze em quinze dias pego meu pandeiro, minha mini conga, e parto rumo a Copacabana, onde eu e outros quatro músicos nos encontramos para dobrar o ar com as ondas sonoras que fazemos partir de nossos instrumentos. Primeiro, nos acolhemos com nossos olhares musicais, preparando a cama onde deitaremos ruídos e sons, porque “Cantar em conjunto, achar intervalos musicais que falem como linguagem, afinar as vozes significa entrar em acordo profundo sobre a intimidade da matéria...”, ou seja, criaremos estabilidades e instabilidades no tecido invisível da melodia, entre céus e infernos, entre suspiros e silêncios flutuaremos sob a luz da tarde.


           Lembro que a primeira vez que ouvi Michel, dos Beatles, estava sentado à janela da sala olhando a chuva cair sobre o chão do quintal. A mistura daqueles sons parece ter tocado tão profundamente aquele menino de oito anos de idade, que ainda provoca sentimentos nesse senhor que, sempre que ouve essa bela canção, reinicia seus programas e aplicativos no cérebro e no coração, provocando uma grande saudade atemporal. O tempo, nesse caso, não existe. A música é tempo sem tempo.


           Cá entre nós, a música sempre me causou um pouco de estranheza. Como algo tão poderoso pode não existir como objeto? Segundo Freud, “a música está ligada a um estado de expectação indeterminada, que se dá na ausência do objeto.” Por isso mesmo, ela atua nas linhas e fibras mais interiores da nossa existência. Antes ficava preocupado, quando fechava os olhos para buscar uma melhor sonoridade no canto do coro do pandeiro ou em seu centro mais macio centrífugo às platinelas, achando um melhor pulso, uma acentuação mais precisa do tempo dos sons. Agora, nem ligo. Fecho os olhos e abro o coração a essa musa e deusa, a esse corpo sedutor e eterno da nossa simples e complexa música.


           A cada encontro experimentamos o sagrado, retomamos nossa luta cósmica e caótica entre som e ruído. E, se falo em sagrado, recordo Santo Agostinho, quando ele afirma que Cristo seria um tambor com a pele esticada na cruz, um instrumento onde a música, os ruídos, tornam-se aleluia. Cantores e não cantores, músicos e não músicos espanam seus monstros e suas angústias, movidos por uma espécie de espasmo anímico, belo e libertador. Por isso, agradeço aos meus amigos e amiga que integram o Balanço de Cordas, tornando a cadência dos acordes e notas a luta maior contra o ruído do mundo, inaugurando a ordem no caos e vice-versa.


           No próximo sábado, 14 de setembro de 2024, estaremos entre abraços e não verbalidades musicais. Agradeço ao Jorge Papai por fundar o mundo com sua marcação precisa e seu domínio do tempo todo sábado; à Monique Buquê que continua o legado feminino de elevar o cavaquinho aos patamares de um Waldir Azevedo; ao William do violão que toca uma sétima corda num violão de seis, e ao grande Marco de Pina que não deixa o choro e a música brasileira perderem sua grandeza e sua majestade atemporais.


          Seguimos juntos, porque sonhamos juntos. Nossos instrumentos são vozes que não se cansam, que acordam outras vozes em movimento ascendente. Seguimos, sem desistir, porque, como diz Wisnick, poeta da teoria musical, “um único som musical afinado diminui o grau de incerteza no universo, porque insemina nele um princípio de ordem.”


 

Cedro Rosa e o Sistema CERTIFICA SOM: Inovação na Certificação de Direitos Autorais


O CERTIFICA SOM é um sistema criado pela Cedro Rosa Digital em parceria com o SEBRAE, a EMBRAPII e desenvolvido com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande e do Centro Tecnológico da Paraíba. Este sistema utiliza tecnologias avançadas, como blockchain e inteligência artificial, para garantir a certificação precisa e segura de obras musicais, promovendo uma distribuição justa de royalties.


Quem Participa do CERTIFICA SOM

O sistema atende diversos profissionais da cadeia de produção musical, como:

  • Compositores e Letristas

  • Intérpretes

  • Produtores Musicais



Todos esses participantes têm seus direitos protegidos e recebem os devidos royalties por meio do CERTIFICA SOM, fortalecendo a transparência e equidade no mercado musical.


Expansão Global e Parcerias

Com participação ativa em feiras internacionais e simpósios em locais como China, Dubai e Cuba, com apoio da APEX, a Cedro Rosa Digital amplia sua atuação global, conectando artistas e profissionais a um sistema eficiente de certificação e distribuição de direitos autorais.

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