Zé Leon leva a mãe para o palco
Já elogiado pela crítica especializada, o monólogo ‘O guia prático de uma mãe judia’ escrito e encenado por José Leon Zylbersztajn, segue por todo o mês de abril, de sexta à domingo no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema. A direção musical e cênica do espetáculo é de Márciah Luna com a supervisão de texto do caceta, Marcelo Madureira.
O parágrafo acima (não chega a ser um lead de matéria jornalística), justifica minha fala sobre o autor, que pode ser algo subjetiva, pessoal. O José Leon Zylbersztajn é o meu chegado Zé Leon, ou simplesmente ‘Zé’, como me acostumei a trata-lo desde o início dos anos 1990, quando o conheci em Resende. Cidade para a qual eu acabara de me mudar por motivos profissionais. São mais de trinta anos passados.
Temos algumas afinidades. Algumas artísticas outras nem tanto, como por exemplo, torcermos pelo Botafogo. O Zé tem inclusive o hábito de me cumprimentar parodiando uma vinheta sonora que era marca do Waldir Amaral, também botafoguense e um dos mais destacados locutores do rádio esportivo nos anos 60, 70, 80: Waldiiiiir Amaral. Seja no telefone, no WhatsApp, seja de forma presencial, lá vem o Zé me cumprimentando, cantando a vinheta: Laiiiiiiis Amaral. Na mente vem a lembrança do Waldir com sua voz empostada respondendo à vinheta: Deixa comigo.
Zé Leon é carioca e se iniciou nas artes cênicas como aluno de Maria Clara Machado. Participou de pornochanchada no cinema e de algumas séries na Globo. Mudou-se para Resende pelo menos uns dez anos antes mim. Quando o conheci ele já era um nome consagrado no meio teatral da região. Foi um dos fundadores de um grupo histórico na cidade, o ‘Boca de Cena’, que fez sucesso além das fronteiras municipais e estaduais. Uma das grandes montagens do grupo, a célebre Bella Ciao, arrancou aplausos de pé de um público aproximado de 1.600 pessoas num festival de teatro na época.
E Zé sempre foi uma pessoa envolvida com o meio artístico e cultural. No município ocupou o cargo de presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que equivale ao cargo de Secretário Municipal de Cultura. Foi também Subsecretário de Cultura do Estado entre 1999 e 2001. Como diria Waldir Amaral num dos seus conhecidos bordões: Indivíduo competente o Zé Leon.
O Zé define a peça, que tem duração de 50 minutos, como um espetáculo comovente, carinhoso e engraçado. Ele é judeu e, claro, que o humor judeu está amplamente presente. O monólogo é ambientado no ano de 1984 e a personagem, dona Fayga Goldsteisn prepara o jantar para receber seu filho único. O texto, com humor e alguma melancolia, brinca com as características clássicas da mãe judia, mas também faz reflexões sobre solidão e envelhecimento. No final... Bem, para saber o final, só indo ao Teatro Cândido Mendes. Sextas e sábados às 20h e domingo, às 19 horas. Vale conferir.
Um abração Zé. O Botafogo foi o campeão da Taça Rio. Eita!!
Música, Cultura, Ciência, Pensamento.
Músicas de qualidade para download, streaming e trilhas sonoras.
Encontrar músicas de qualidade na internet é um desafio, especialmente quando se trata de trilhas sonoras para teatro, cinema, TV e publicidade. É por isso que a Cedro Rosa Digital tem se destacado no mercado de música e licenciamento, oferecendo um serviço de relevância tanto para compositores e artistas, para gerar renda, quanto para todos os segmentos, que podem ter músicas certificadas em suas produções.
Escute, alto nível musical.
Com sua plataforma digital inovadora, a Cedro Rosa Digital tem transformado a forma como as pessoas encontram, ouvem e compartilham suas músicas favoritas, oferecendo uma experiência de qualidade e confiabilidade. E isso inclui também as trilhas sonoras para teatro, cinema, TV e publicidade. Com a certificação das músicas, a empresa garante aos produtores um serviço confiável e seguro, ao mesmo tempo em que oferece aos compositores e artistas uma forma eficiente de distribuição e monetização de suas obras.
Música de Altíssima Qualidade, no Spotify, selo Cedro Rosa.
Dessa forma, a Cedro Rosa Digital tem impactado positivamente o mercado de conteúdos e licenciamento de músicas, proporcionando um serviço de relevância para todos os envolvidos na cadeia produtiva da música, desde os artistas até os produtores e os públicos.
Comments